EUA acusam Rússia de criar clima de Guerra Fria com tensão na Ucrânia

Channel:
Subscribers:
1,020,000
Published on ● Video Link: https://www.youtube.com/watch?v=A04koQJhjQ0



Duration: 1:07
3,061 views
0


Imagens de satélite mostram o aumento das tropas russas perto da fronteira com a Ucrânia. Os Estados Unidos alertaram nesta quinta-feira que a Rússia está retomando as perigosas tensões da Guerra Fria ao mobilizar milhares de soldados na fronteira com a Ucrânia e ameaçaram Moscou com novas represálias em caso de invasão.
O Departamento de Estado dos Estados Unidos deu sinal verde para que três países aliados – Letônia, Estônia e Lituânia – enviem mísseis antitanque e outras armas americanas para a Ucrânia. A exportação do equipamento é restrita e precisava de aprovação prévia. O aval é uma indicação da urgência em tentar conter uma invasão da Rússia, que tem cerca de 100 mil homens mobilizados na fronteira.

Os indícios de uma ação militar aumentaram na terça-feira, quando a Rússia enviou tropas para Belarus, que tem mais de mil quilômetro de fronteira com a Ucrânia. Moscou justificou a movimentação, dizendo que os soldados fariam um exercício conjunto com os belarussos. Mas os americanos não engoliram a história. “As manobras militares podem ser um pretexto. A Rússia pode atacar a Ucrânia pelo norte”, disse um funcionário da Casa Branca, que pediu para não ser identificado.







Tags:
estados unidos
rússia
eua
ucrania
guerra fria
Biden
Putin
vladimir putin
Caucaso
Europa
diplomacia
otan
organização do tratado do atlântico norte
moscou
Washington
Estônia
Letônia
Lituânia
belarus
ataque
união soviética
união européia
Volodimir Zelenski