A VIDA É ESTRANHA - LIFE IS STRANGE
Life is Strange Ep1: Chrysalis
Depois de Remember Me, que desenvolveu para a Capcom, o estúdio Dontnod volta agora com um novo jogo novamente focado numa personagem feminina com mecânicas de jogo que acrescentam imenso a fórmulas já existentes. A ideia de criar um produto com imenso estilo e substância que pede muito emprestado mas sem medo de acrescentar o seu toque parece estar presente no DNA do estúdio. Esta nova aventura gráfica episódica chamada Life is Strange parece conter tudo isso e mais. O estúdio Francês decidiu optar por uma experiência que os jogadores vão conhecer aos poucos e tal como numa série de TV, é preciso saber estruturar o episódio para que o jogador fique agarrado à espera de mais mas também é altamente importante apresentar conteúdo que nos mantenham atentos e interessados.
A vida é mesmo estranha e para Maxine Caulfield voltar de Seattle para Arcadia após cinco anos não está a ser bem o que esperava. Jovem pacata, que se considera uma croma devido ao seu elevado gosto pela fotografia e pelo cinema, pelas sua vida anti-social ou pela incapacidade em ser como os outros, ou de se enquadrar na perspectiva que a social estabeleceu como uma jovem normal, Max continua a viver os dias perdida num mundo seu. Isto até um dia perder-se mesmo num mundo que poderá confundir os jogadores a acreditar que é mesmo só seu. Desde os instantes iniciais que somos confrontados com uma situação repleta de mistério que nos deixa desde logo com imensa curiosidade.
Uma aventura gráfica mergulhada em mistério e drama, finalizada com um laço de Teen 'tude é o que temos aqui e será surpreendente para alguns a forma como o jogo nos poderá agarrar. Se pensarem nos jogos do estúdio TellTale Games facilmente conseguem traçar o esquema deste Life is Strange na vossa mente. Uma grande parte deste produto será passado como espectador enquanto a outra será passada a investigar diferentes locais. Tudo alternado com sequências nas quais teremos que dialogar com pessoas escolhendo com cautela as opções pois tal como o estúdio reforça, uma frase poderá ditar acontecimentos no futuro que no imediato não são aparentes. Ora se temos então uma jovem com as suas aventuras e desventuras em pleno liceu, como é que alto tão banal se pode destacar?