Ico #ico
Ico [ b ] é um jogo de ação e aventura de 2001 desenvolvido e publicado pela Sony Computer Entertainment para o PlayStation 2 . Foi projetado e dirigido por Fumito Ueda , que queria criar um jogo minimalista baseado no conceito de "garoto conhece garota". Originalmente planejado para o PlayStation , Ico levou aproximadamente quatro anos para ser desenvolvido. A equipe empregou uma abordagem de "design de subtração" para reduzir elementos da jogabilidade que interferiam no cenário e na história do jogo, a fim de criar um alto nível de imersão.
O jogador controla Ico, um garoto que nasceu com chifres, o que sua vila considera um mau presságio. Depois que os guerreiros o trancam em um castelo abandonado, ele liberta Yorda, a filha da Rainha do castelo, que planeja usar Yorda para estender sua vida. Ico deve trabalhar com Yorda para escapar do castelo, protegendo-a de inimigos, auxiliando-a em quebra-cabeças e resolvendo quebra-cabeças.
Ico introduziu vários elementos técnicos e de design que influenciaram os jogos subsequentes, incluindo uma história contada com diálogo mínimo, iluminação bloom e animação de quadro-chave . Embora não tenha sido um sucesso comercial, foi aclamado por sua arte, jogabilidade original e elementos de história e recebeu vários prêmios, incluindo indicações de "Jogo do Ano" e três Game Developers Choice Awards . Considerado um clássico cult, foi chamado de um dos maiores videogames já feitos e é frequentemente mencionado em discussões sobre videogames como uma forma de arte . Foi relançado na Europa em 2006 em conjunto com Shadow of the Colossus , o sucessor espiritual de Ico . Uma remasterização em alta definição do jogo foi lançada junto com Shadow of the Colossus para o PlayStation 3 na The Ico & Shadow of the Colossus Collection em 2011.