Evolução dos Jogos de Futebol Parte 18 - Sega e o futebol em 3D nos Arcades

Subscribers:
252
Published on ● Video Link: https://www.youtube.com/watch?v=0xwlEaMwhj0



Game:
Duration: 21:42
173 views
2


Salve Galera! Cirras RetroGames na área!

Hoje, depois de muuuuito tempo, vamos voltar com a nossa série da evolução dos jogos de futebol!

E, se até o último vídeo, ainda estávamos em ambientes em 2 dimensões, a partir de hoje vamos adentrar o terreno do 3D, o que implica que talvez alguns games serão mais difíceis de conseguir ou de emular, e alguns precisaremos apelar à velha e batida placa de captura, que conflita com a câmera! E hoje é um bom exemplo disso, já que o segundo jogo apresentado hoje é executado por um emulador que apenas roda em uma resolução baixa, reduzindo a origem da captura, mas, mesmo assim, dá pra assistir bem e ver como é o jogo!

Bem, mas voltando ao que interessa, o jogo de hoje volta a um terreno em que os jogos de futebol nunca foram tão famosos assim, que são os arcades!

Mas, no caso desta série em específico, ela realmente fez muito sucesso, ao menos nos arcades aqui do Brasil.
Falo da série Virtua Striker, desenvolvido e publicado pela Sega, através de sua equipe AM2 e lançada em 1994, na esteira do sucesso da Copa do Mundo dos EUA, realizada naquele mesmo ano!

E o jogo original foi realmente inovador. Usando a placa Sega Model 2, ele foi o primeiro game de futebol a utilizar-se de gráficos poligonais, sendo o pioneiro dos games de futebol em 3D, que fariam muito sucesso na 5a. geração.

Sobre o sucesso do jogo, me lembro pouco depois de seu lançamento, do mesmo em locais destacados nos shoppings, com as telas de tamanho grande e filas para jogá-lo.
Tá certo que, não muito tempo depois (por volta de 96) já me lembro do arcade em um local muito menos nobre das playlands, e já sem filas para jogo. E foi nesta época em que passei a jogá-lo bastante, já que encontrava ele sem filas e conseguia treinar bastante nele.

Tal situação, junto com a expectativa para a Copa do Mundo da França, fez com que a Sega lançasse a continuação do jogo: Virtua Striker 2, em 1997, com gráficos melhorados, utilizando-se da placa Model 3, e já sem os polígonos aparentes e com um perfeito sistema de anti-aliasing que só veríamos nos consoles caseiros na 6a geração.

E este jogo fez um sucesso ainda maior que o primeiro, ao menos aqui, ficando por anos em uma posição de destaque nas playlands, e sempre estando ocupada.
Aliás, esta máquina tem uma história bem inusitada na minha vida, que eu conto no vídeo.

Então, assista lá para ver a evolução trazida pela Sega aos games de futebol!

E não esqueça de deixar seu like e se inscrever. E compartilhe com os amigos que curtem um futebolzinho virtual!

Tamo junto!


, vamos explorar um terreno pouco falado nesta série até o momento: os jogos de futebol para PC.

E existe um grande motivo para este tema ter sido pouco falado.
É que até o final dos anos 80, apesar da infinidade de jogos que já existiam para PC, os games de futebol não eram muito explorados na plataforma.

Em tempo: Quando falamos sobre PC estamos falando de computadores com a arquitetura IBM PC, que se popularizou nos anos 80 e se tornou a arquitetura dominante até os dias de hoje. Ou seja, MSX, Commodore 64, Amiga, ZX Spectrum, dentre outros computadores com outras arquiteturas não estão sendo consideradas aqui.
Em resumo para ficar mais claro, aqui trazemos jogos que rodavam em cima do MS-DOS.

Bem, e como falamos, nos anos 80 não foram muitos os games do esporte bretão lançados para PC, se compararmos com outras plataformas, mas um deles se destaca pela qualidade para a época, que é o MicroProse Soccer, clássico da MicroProse que recentemente foi disponibilizado para venda na GoG.

Bem, mas aí chegamos aos anos 90, onde novos games de futebol começaram a surgir, já aproveitando as evoluções técnicas no desenvolvimento de games para PC.
E aqui destacamos a série Sensible Soccer, lançada em 1992 pela Sensible Software e que fez um grande sucesso (embora eu ache o jogo muito, mas muito fraco em comparação com outros jogos da época).

Ainda neste vídeo trazemos International Soccer Challenge, da MicroStyle, lançado em 1990 e fortemente influenciado pelo game da MicroProse (embora com os jogadores menores e menos efeitos), além de Goal!, de 1993, que é a sequência real de um outro famoso game de futebol para PC da época (e que já trouxemos aqui na série): Kick-off, já que foi desenvolvido pelo mesmo Dino Dini que fez os 2 primeiros jogos da série acima citada.

Ainda vale destacar na época outro game que não trouxemos aqui como Liverpool: the Computer Game, desenvolvido pela ARC Developments e lançado em 1992 como um port do game lançado em 1990 para o Amstrad CPC.

Mas isso é só o começo, já que nos anos seguintes outros games de futebol iriam dar as caras no PC. Mas aí já é assunto para outro vídeo.

Mas, enquanto isso deixe seu like para fortalecer e se inscreva no canal para acompanhar nossa série.

Tamo junto







Tags:
games
game
jogo
retro
gameplay
futebol
evolução
esportes
jogos de futebol
jogos antigos
soccer
soccer games
sega
virtua striker
virtua striker 2
futebol sega
games de futebol da sega
futebol 3d
arcade
futebol no arcade
arcade futebol
virtua striker arcade
futebol em 3d nos arcades
sega model 2
sega model 3
primeiro jogo de futebol em 3d
futebol arcade 3d
futebol sega arcade
arcade de futebol da sega



Other Statistics

Virtua Striker Statistics For CirrasRetroGames

Currently, CirrasRetroGames has 173 views for Virtua Striker across 1 video. His channel published less than an hour of Virtua Striker content, making up less than 0.08% of the total overall content on CirrasRetroGames's YouTube channel.