PONTIAC TEMPEST Le Mans GTO '64
Concebido no início de 1963 por John Z. DeLorean, Bill Collins e Russ Gee, da Pontiac, o Pontiac GTO era um hot rod de fábrica nascido da substituição do V8 padrão de 326 polegadas cúbicas no Pontiac Tempest de tamanho médio pelo V8 de 389 polegadas cúbicas. do Catalina e Bonneville em tamanho real. Naquela época, a General Motors tinha um decreto interno de que carros de tamanho médio não deveriam ter motores com mais de 330 polegadas cúbicas, uma regra que a Pontiac contornou dizendo que não se aplicava a motores oferecidos como “opções”. Elliot “Pete” Estes aprovou o pacote opcional GTO para o Tempest, com um limite inicial de produção de cinco mil carros. Assim, o Pontiac GTO 1964 foi criado, e assim começou a era do Muscle Car.
O Pontiac GTO 1964 foi equipado com um V8 de 389 polegadas cúbicas avaliado em 325 cavalos de potência quando encimado por um único carburador Carter de quatro barris. A configuração opcional Tri Power (três carburadores de dois barris) aumentou a produção para 348 cavalos. O GTO pode ser equipado com uma transmissão manual de quatro velocidades ou automática de duas velocidades, um diferencial de deslizamento limitado, refrigeração pesada, tacômetro montado no painel e pacote de manuseio de desempenho.
Adicionar o apelido GTO ao Pontiac GTO foi ideia de John DeLorean. O carro era conhecido dentro dos muros da Pontiac como a “Grand Tempest Option”, mas DeLorean se envolveu em um licenciamento um pouco astuto do nome de carro de corrida Ferrari 250 GTO ( Gran Turismo Omologato, ou um grand tourer oficialmente homologado). O Pontiac GTO nunca foi considerado um grande carro de turismo, mas o aceno descarado ao nome Ferrari criou seu próprio burburinho.