Promoção de relações interpessoais saudáveis em diferentes contextos educacionais

Subscribers:
2,360
Published on ● Video Link: https://www.youtube.com/watch?v=3aj40JxTX8A



Duration: 1:34:56
127 views
22


Linha de Processos Psicológicos em Contextos Educacionais
Prof ªDrªAna Carina Stelko-Peira, Prof ªDrª Loriane Trombini Frick,
Prof ªDrª Gabriela Reyes Ormeno e Prof ºDrº Josafá Moreira da Cunha

Orientandos
Doutoranda Geysa Machado PPGE/UFPR
Mestre Rodrigo Vogt PPGE/UFPR
Mestranda Ellen Ferreira PPGE/UFPR
Doutoranda Cinthia de Carvalho PPGE/UFPR

O projeto “Sextas na pós: conversas com professores(as)”, promovido pelos Programas de Pós-Graduação em Educação e Letras, com rodada temática no âmbito de Processos Psicológicos em Contextos Educacionais traz, nesta sexta-feira (19), sob orientação da Professora Doutora Ana Carina, o debate cujo mote central é a “Promoção de relações interpessoais saudáveis em diferentes contextos educacionais”. A partir deste eixo central serão abordados diferentes temas.
O primeiro tema “Como cuidadores podem auxiliar os filhos a prevenir e enfrentar o bullying?” de autoria de Ana Carina Stelko-Peira e Geysa Machado traz a preocupação com a ocorrência de bullying a partir de influências familiares, com vistas a ampliar a segurança nas escolas.
O tema “Percepções de estudantes universitários sobre o cyberbullying e sua relação com o suporte social” de autoria de Rodrigo Vogt e Loriane Trombini Frick revela que o cyberbullying é um tipo de agressão que ocorre pelas novas tecnologias de comunicação, trazendo diferentes consequências aos envolvidos, especialmente no espaço escolar.
O tema “Percepção de jovens encarcerados sobre a escola” de autoria de Ellen Ferreira e Gabriela Reyes Ormeno revela que a percepção da experiência escolar pode ser afetada por diversos fatores negativos, redundando em experiências de fracasso, exclusão e desinteresse dos encarcerados. A contrario sensu, os autores propõem que a educação pode ser uma ferramenta fundamental para a ressocialização desses jovens e para a redução da reincidência criminal.
Por fim, o tema “Educação Socioemocional” de autoria de Cinthia de Carvalho, sob orientação do professor Josafá Moreira da Cunha, considerando a disposição na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de que a escolarização, além das competências cognitivas, deve promover a Educação Socioemocional, orienta a pesquisa a fim de compreender a percepção de professores e alunos do ensino fundamental e médio sobre a educação Socioemocional.