Ratchet and Clank: Rift Apart - EM UMA OUTRA DIMENSÃO - parte 1
Chegou a hora de mergulhar na primeira aventura dessa dupla de aventureiros intergaláticos em uma nova geração. Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão é o mais novo jogo exclusivo de PlayStation 5 e traz os protagonistas de mesmo nome em meio a uma aventura que começa em uma festa em celebração a Ratchet, mas que acaba muito mal.
A celebração
Dr. Nefarious, principal vilão da franquia, invade a festa de Ratchet e coloca seus valentões para atrapalhar o desfile de rua que estava em andamento. Após alguns momentos de batalhas, que mais servem como um rápido e simples tutorial do jogo, encontramos o verdadeiro problema que ajuda a entender o nome do jogo. Clank presenteia Ratchet com o Dimensionador, uma espécie de arma capaz de permitir a viagem para outras dimensões.
Clank fez isso com a nobre intenção que Ratchet pudesse ir ao encontro da história dos Lombax (raça de Ratchet), contudo, graças à confusão criada por Nefarious, a arma sofre uma avaria e faz com que diversas dimensões se confundam com a atual de nossos heróis. Até que, por um acaso do distino, vamos parar em uma dimensão onde o vilão se torna o imperador de, bem, praticamente todo o universo. É aqui que o jogo começa e onde começamos a entender porque essa pode ser a aventura mais divertida do início do PS5.
Mundos a explorar e amigos a conhecer
Iniciamos a exploração o universo do game em Corson V, a Cidade do Nerfarious. A capital mostra um tanto da vida noturna local e o que esperar do jogo, onde podemos navegar por uma jogabilidade de mundos semiabertos. Cada cidade conta com suas particularidades, biomas, npcs e inimigos, e muita coisa a explorar. Os objetivos principais são mostrados ao pressionar o R3, mas também é possível abrir o mapa ao pressionar o touchpad do DualSense. Ele sempre mostra pontos de interesse de locais já explorados, que você possa ter deixado passar, e ao clicarmos em um desses pontos temos um indicador de direção para auxiliar no encontro do local desejado.
Ao chegarmos na primeira cidade, estamos à procura de Clank, que se separou de Ratchet devido à viagem a essa nova dimensão. Depois de passar pelos acontecimentos do primeiro planeta (e para evitar spoilers), digamos que este é o evento responsável por conhecermos a nova personagem do jogo, Rivet.
Rivet é a mais nova protagonista da franquia, uma Lombax, como Ratcher. Assim como sua contraparte de outra dimensão, ela também tem um Nerfarious para se preocupar e uma galáxia que precisa ser explorada a fim de dar um basta ao reinado do vilão. Por mais que ela seja contraparte de Ratchet - tanto que sua jogabilidade é semelhante à de Ratchet (e falaremos daqui a pouco sobre isso) -, explorar os diferentes planetas com ela, além de sua história e motivações, é bem divertido.
A exploração também ajuda a entender porque esse jogo ficou como exclusivo para o PlayStation 5. Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão não tem telas de carregamento, e até missões secundárias ou fases secretas encontradas dentro das principais não carregam. Isso mostra que o jogo faz bom uso das capacidades do SSD e demais tecnologias disponíveis no novo aparelho da Sony. Em outros estágios, por exemplo, com o uso de um certo item da fase, você muda para outra dimensão e isso não interfere na exploração do estágio e também é feito de forma praticamente instantânea.
Uma animação interativa
Em Uma Outra Dimensão é lindo. Um jogo que mais lembra uma animação de grandes estúdios, como a Pixar, por exemplo. Suas cenas cinematográficas são bonitas de ver e o jogo não deixa a desejar. O game tem diversas opções para tirar o melhor proveito das tecnologias que você tem à disposição e permite escolher entre configurações com foco em performance ou desempenho. Você pode até chegar a 60 frames por segundo em uma resolução 4K (disponível com o patch day-1).
Graças a isso, os mundos são vibrantes e coloridos, e a ação frenética dele não enfraquece a qualidade gráfica do título. R&C ainda tira bom proveito dos efeitos disponíveis graças ao ray tracing, o que deixa tudo ainda mais bonito. E toda essa tecnologia foi bem aplicada nos gráficos do ambiente e personagens. As expressões os tornam mais vivos, desde os sorrisos em momentos de felicidade, às expressões de dor ou tristeza. Até mesmo o vento do ambiente mexe nos pelos de nossos Lombax preferidos.
O casamento perfeito do visual é feito com os efeitos sonoros e música do game. Inimigos têm suas próprias características e ruídos, River, Ratchet, Clank e demais personagens que você conhece tem vida e personalidade. A obra ainda traz a opção de aproveitar o uso do áudio 3D, caso você tenha um headset compatível à tecnologia. Porém se não tiver, sem problemas. Afinal, o game usa bem a caixa de som do DualSense para efeitos sonoros secundários, como itens que você coleta. Um detalhe simples, porém que acrescenta mais ao resultado final desde os bons tempos de Transistor.