Talentos Brasil: Bandolins de Oeiras (bandolineiras) [2006]

Subscribers:
1,150,000
Published on ● Video Link: https://www.youtube.com/watch?v=3Tv3OQ4Absg



Duration: 32:14
29 views
1


Primeira capital do Piauí, há pouco mais de 300 quilômetros de Teresina, Oeiras, nos últimos 30 anos, vem ganhando fama por conta do talento de algumas senhoras que descobriram suas afinidades musicais em encontros religiosos. Mestras no chorinho, marchinhas e sambas, elas ficaram conhecidas como Bandolineiras de Oeiras. Mesmo no isolamento cultural em que viviam, a cidade sempre teve uma sólida tradição musical.

Na década de 30 do século passado, Araci Carvalho, exímia bandolinista, dava aulas de música para as moças da cidade, chegando a criar um conjunto, o Voz do Coração. Este ofício era desenvolvido também por outras senhoras da cidade, como Maria Queiroz e Filó Carvalho. Ao lado delas, os maestros das bandas de músicos completavam o quadro que fazia a fama de Oeiras. Apesar da tradição, os tempos mudaram e os alunos foram rareando, já muito menos interessados no estudo do bandolim. “Faltava incentivo, motivação”, entendiam as professoras. Foi na preparação das festividades pelos 250 anos da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória, em 1983, que algumas das antigas bandolinistas resolveram reviver os bons tempos: se reuniram para mostrar um repertório próprio, sob a coordenação da professora Celina Martins. Estavam lá Lilásia Freitas, Petinha Amorim, Zezé Cabeceira, Rosário Lemos e Nieta Maranhão.

A fama das senhoras bandolineiras (um neologismo surgido da aglutinação das palavras bandolins e Oieiras) utrapassou fronteiras. Em concerto no Festival de Cultura das Três Fronteiras, no Paraguai, as senhoras, cujas idades variam entre 78 e 85 anos, foram recebidas com entusiasmo e mostravam igual alegria por ser aquela a primeira vez que saiam de sua cidade natal. Um crítico local dizia que elas pareciam perdidas no meio do enorme cenário negro, elas igualmente vestidas de preto, destacando-se apenas as figuras delgadas com seus cabelos muito brancos. Tudo começou a mudar quando começaram a tocar seus instrumentos, segundo ele, uma música doce, com ares medievais e ecos portugueses, que mostraram a incrível vitalidade da música brasileira. Eles estavam diante de um verdadeiro patrimônio nacional.

Conheça nossos termos de uso: https://www.camara.leg.br/tv/562840-t...

Siga-nos também nas redes sociais:

https://www.facebook.com/camaradeputados
https://twitter.com/camaradeputados
https://www.instagram.com/camaradeput...
https://www.tiktok.com/@camaradosdepu...
https://cd.leg.br/telegram

Conheça nossos canais de participação: https://www2.camara.leg.br/participacao

#CâmaraDosDeputados #Talentos







Tags:
câmara dos deputados
congresso nacional
deputados federais
camara federal
coronavirus
covid
covid-19
pandemia
câmara das artes
talentos
talentos brasil
musica
musico
compositor
cantor
cantora
instrumentista
violonista
acervo
programa de cultura
musicalidade
tv câmara
música brasileira
músicos
cantores
artistas
setor cultural
programa cultural
bandolineiras
bandolins
bandolins de oeiras