Talentos Brasil: Valéria Oliveira (cantora e compositora) [2006]

Subscribers:
1,150,000
Published on ● Video Link: https://www.youtube.com/watch?v=25lWn7ga0-k



Duration: 58:16
41 views
1


A cantora potiguar Valéria Oliveira está mostrando agora para todo o país a música que vem fazendo há tempos em Natal e também em temporadas no Japão. A oportunidade para conhecer o canto, o violão e também as composições de Valéria estão nesta edição do Talentos, da TV Câmara. No programa, ela toca e canta um repertório construído a partir do CD Imbalança, um dos discos que gravou no Japão e que agora está sendo lançado no Brasil pela gravadora Deckdisc.

O CD foi produzido por Kazuo Yoshida – que já produziu, no Japão, músicos brasileiros como Joyce, Miúcha e João Donato. No disco, a cantora é acompanhada pelos músicos Mário Adnet (arranjos), Marcos Suzano (percussão) e Carlos Malta (sax e flauta), entre outros. Ela também divide a faixa "Chegança" com o compositor Edu Lobo. No Talentos, você assiste a um show no formato voz-e-violão.

Engenheira civil por formação, Valéria Oliveira canta profissionalmente há 15 anos, mas só abandonou definitivamente as pranchetas em 2002, quando já havia solidificado sua carreira no Japão. Ela conheceu a terra do sol nascente em 2000, quando viajou a convite de uma amiga produtora, que na época morava em Tóquio.

Nesta viagem, ela conheceu Kazuo Yoshida e com ele gravou três discos para o mercado japonês (Valéria Valéria Oliveira, Canto Livre e Imbalança). Ela voltou ao Japão em 2001 e 2002. Neste ano, lançou o "Canto Livre" em companhia de Wanda Sá, ícone musical da bossa nova que também faz carreira no Japão e que na época estava lançado o CD "Domingo Azul do mar" pela VideoArts Music, gravadora responsável pelos registros fonográficos das duas artistas no Japão.

A temporada no Japão também rendeu uma parceira com o baixista Tetsuo Sakurai, com quem gravou no CD "Cartas do Brasil" as músicas "A estrela namorada" e "Templo de ilusão", ambas dela e de Sakurai. Neste disco participam também a cantora baiana/brasiliense Rosa Passos e Ivan Lins. Um outro fruto foi a divisão de faixas do CD Valéria Valéria Oliveira com o violonista brasileiro Filó Machado, que também faz carreira internacional.

Valéria Oliveira gravou dois discos no Brasil: "Impressões", em 1997, e "Lanterna do Futuro", em 2002. Nos dois discos, ela procurou gravar canções de músicos do Rio Grande do Norte, com poucas releituras de músicas lançadas nacionalmente. Atualmente, ela está em estúdio gravando o CD "Anúncios de Antiquário", com muitas músicas de sua autoria.

Em Natal, onde mora, ela já ganhou vários prêmios, além de cantar em projetos como o Seis e Meia, que reúne um artista de expressão local com outro de projeção nacional. Por este projeto, ela já cantou ao lado de Leila Pinheiro e Belô Veloso, além de dividir o palco com Cida Moreira, Leni Andrade, Xangai, Antônio Carlos & Jocafi. No projeto Natal em Canto, cantou com o mineiro Renato Braz.

Em 2003 e 2004, Valéria Oliveira participou de temporadas na França e na Suíça e ultimamente tem participado de produções locais, como a participação no Auto de Natal, apresentado todo final de ano na capital potiguar. Também produziu o show "O carnaval de Braguinha", onde interpretou músicas do autor de composições como "Yes, nós temos banana".

Conheça nossos termos de uso: https://www.camara.leg.br/tv/562840-t...

Siga-nos também nas redes sociais:

https://www.facebook.com/camaradeputados
https://twitter.com/camaradeputados
https://www.instagram.com/camaradeput...
https://www.tiktok.com/@camaradosdepu...
https://cd.leg.br/telegram

Conheça nossos canais de participação: https://www2.camara.leg.br/participacao

#CâmaraDosDeputados







Tags:
câmara dos deputados
congresso nacional
deputados federais
camara federal
coronavirus
covid
covid-19
pandemia