BC quer implantar open banking e pagamento instantâneo
O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, concedeu entrevista ao Poder360 em 17 de janeiro de 2019.
O presidente do Banco Central afirma que 1 dos projetos da autarquia para 2019 é a implementação do pagamento instantâneo 7 dias por semana, 24h por dia. O órgão também formatará o open banking, que permitirá que uma pessoa peça a portabilidade de seus dados financeiros de uma instituição para outra.
Quando o open banking estiver funcionando plenamente, o consumidor que tiver conta no Bradesco ou no Itaú poderá requerer a essas instituições que repassem todo o seu histórico para, digamos, uma fintech. Para que isso se materialize, será usado o que determina a Lei Geral de Proteção de Dados, promulgada em agosto de 2018 (e que entra em vigor por completo no início de 2020). Eis o que disse Ilan:
“Uma das medidas que a gente está querendo implantar é o chamado open banking, que em português significa ‘banco livre’. Livre como? Significa que os teus dados serão livres para ser transferidos a qualquer lugar que você queira. Todos os dados que você acumulou: quantos anos você já está no banco, se você consumiu tal coisa”.
Saiba mais: https://www.poder360.com.br/economia/na-previdencia-quanto-mais-puder-ser-feito-melhor-diz-ilan-goldfajn/
Inscreva-se no canal do Poder360 e fique por dentro de assuntos sobre política e poder.
Acesse ao jornal digital: https://www.poder360.com.br/
Assine nossa newsletter: https://www.poder360.com.br/newsletters
Curta o Poder360 no Facebook: https://www.facebook.com/poder360
Siga o Poder360 no Twitter: https://twitter.com/Poder360
Siga o Poder360 no Instagram: https://www.instagram.com/poder360/