Haiku OS Be a System? #haikuos

Channel:
Subscribers:
106
Published on ● Video Link: https://www.youtube.com/watch?v=BSc4yhlmTzY



Duration: 25:50
108 views
4


https://www.haiku-os.org/

Haiku, conhecido anteriormente como OpenBeOS,[1] é um sistema operacional de código aberto para plataforma x86 que tenta manter retrocompatibilidade com o agora descontinuado, BeOS. Seu desenvolvimento começou em 2001 e tornou-se self-hosting em 2008. A primeira versão alfa foi feita em Setembro de 2009, e a primeira versão beta mais recente em Setembro de 2018; o desenvolvimento continua ativo em 2018, com "nightly images".

Haiku é apoiado pelo Haiku, Inc., uma organização sem fins lucrativos sitiada em Rochester, Nova York, EUA, fundado em 2003 pelo ex-líder do projeto, Michel Phipps.

Como reportado em Junho de 2018, pelo relatório de atividades mensais, os desenvolvedores do Haiku portaram o LibreOffice para o sistema operacional.
História
O projeto começou como "OpenBeOS" em 2001, ano em que ocorreu a compra da Be Incorporated pela Palm, Inc., que descontinuou o desenvolvimento do BeOS; o foco do projeto era dar suporte à comunidade do BeOS, criando um substituto de código aberto e retrocompatível.

Um entre diversos projetos apresentados com o objetivo de continuar o sistema operacional, o OpenBeOS se distinguia do Cosmoe e do BlueEyedOS por não utilizar um núcleo Linux ou BSD existente que reimplementava a API do BeOS. O projeto planejou uma quase completa reconstrução do sistema, mantendo compatibilidade de programas e códigos fonte, permitindo assim que os programas existentes para BeOS pudessem ser executados no novo sistema sem a necessidade de uma recompilação.

Origem do nome
Em 2004 um novo nome foi escolhido para o projeto com o intuito de evitar o uso indevido de uma marca registrada agora em posse da Palm. O novo nome, decidido entre os líderes do projeto e influenciado por uma enquete realizada entre a comunidade, foi revelado na conferência WalterCon daquele ano. O nome "Haiku" pretende refletir a elegância e simplicidade que atraíram vários usuários para o BeOS, além de ser uma referência direta às mensagens de erro exibidas na forma poética japonesa haiku pelo navegador NetPositive e outros programas da Be.

Desenvolvimento

Área de trabalho da versão de desenvolvimento b17160 do Haiku (abril de 2006)
Haiku é escrito em C++ e fornece uma API orientada a objetos.

Devido ao design modular do BeOS, o projeto não tem um ritmo de desenvolvimento fixo. Iniciado em 2001, já contava em 2004 com vários módulos em estágio alpha.

A construção modular do BeOS permite que equipes de programadores voluntários trabalhem independentemente nos substitutos dos servidores e APIs (conhecidos no Haiku como "kits"). As equipes incluem:

App/Interface - no qual se encaixam os kits da interface, aplicativos e suporte;
BFS - que visa a recriar o sistema de arquivos Be (Be File System), tarefa quase completa, com o sistema OpenBFS utilizado não apenas pelo Haiku como também pelo SkyOS;
Game - que desenvolve o kit para jogos e suas APIs;
Input Server - o servidor que gerencia os dispositivos de entrada como teclados, mouses/ratos e como se comunicam com outras partes do sistema;
Kernel - o núcleo do sistema operacional/operativo;
Media - desenvolvendo o servidor de áudio e APIs relacionadas;
MIDI - implementando o protocolo MIDI;
Network - responsável por escrever drivers para dispositivos de rede e APIs para os diferentes protocolos;
OpenGL - desenvolve o suporte a OpenGL;
Preferences - recriando a tela de opções do BeOS;
Printing - responsável pelos servidores de impressão e drivers para impressoras;
Screen Saver - implementando as funcionalidades dos protetores de tela;
Storage - desenvolvendo o servidor de armazenamento e drivers para sistemas de arquivos;
Translation - recriando os módulos de leitura e conversão de formatos de arquivo.
Alguns kits foram considerados completos e os demais estão em diferentes estágios de desenvolvimento.

O núcleo do Haiku é um núcleo híbrido e um fork do NewOS,[6] um núcleo modular escrito pelo ex-engenheiro da Be Inc., Travis Geiselbrecht. E como o resto do sistema, ele ainda continua em constante desenvolvimento. Muitos recursos foram implementados, incluindo uma camada (layer) VFS e suporte rudimentar a multiprocessamento simétrico.

fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Haiku_(sistema_operacional)
https://www.reddit.com/r/unixporn/comments/wjzzhf/haiku_os_my_desktop_setup_start_to_look_nice/

Obs: Citei que o Hurd bebe da mesma fonte que o kernel do MacOs, ambos são modificações do Mach

#beos
#haikuos
#opensource
#sistemaoperacional
#haiku







Other Statistics

Counter-Strike: Source Statistics For Geek Gaiato

At present, Geek Gaiato has 108 views spread across 1 video for Counter-Strike: Source, and less than an hour worth of Counter-Strike: Source videos were uploaded to his channel. This makes up less than 0.54% of the total overall content on Geek Gaiato's YouTube channel.