Jade Empire - Parte 2 - Direto do Xbox Classic.
Jade Empire é um RPG de ação desenvolvido pela BioWare, originalmente publicado pela Microsoft Game Studios em 2005 como exclusivo do Xbox. Posteriormente, foi portado para computadores pessoais (PC) Microsoft Windows e publicado pela 2K em 2007. As portas posteriores para macOS (2008) e plataformas móveis (2016) foram gerenciadas respectivamente pela TransGaming e Aspyr. Situado em um mundo inspirado na mitologia chinesa, os jogadores controlam o último Monge Espiritual sobrevivente em uma missão para salvar seu tutor, Mestre Li, e derrotar as forças do corrupto imperador Sun Hai. O Spirit Monk é guiado por uma narrativa linear, completando missões e participando de combates baseados em ação. Com opções de diálogo baseadas na moralidade durante as conversas, o jogador pode impactar a história e a progressão do jogo de várias maneiras.
O desenvolvimento de Jade Empire começou em 2001 como um projeto dos sonhos dos cofundadores da empresa Ray Muzyka e Greg Zeschuk, que atuaram como produtores executivos do jogo. Sua primeira propriedade intelectual original de RPG, o jogo reutilizou o sistema de moralidade de Star Wars: Knights of the Old Republic, mas mudou para um sistema de combate em tempo real. Os muitos elementos do jogo, como o sistema de combate, o mundo e o roteiro, a linguagem construída criada para o jogo e a trilha sonora de Jack Wall, tiveram influência da história, cultura e folclore chineses. Após o lançamento, recebeu críticas geralmente positivas, mas vendeu abaixo das expectativas. Foi seguido por uma versão para PC, que forneceu a base para futuras portas e recebeu críticas positivas.
Pouco depois de completar seu treinamento em Two Rivers, o Spirit Monk ajuda a se defender de um ataque de um Lotus Assassin, enfrentando oponentes mortos-vivos no processo. Mestre Li revela o passado do Monge Espiritual, sua própria identidade como irmão do Imperador Sun Hai, Sun Li, e seu papel na destruição de Dirge, e a ameaça crescente dos mortos-vivos que está diretamente ligada a Sun Hai. Durante uma última sessão de treinamento para recuperar um amuleto de seu povo, o Monge Espiritual encontra o espírito do Dragão da Água, que revela que Sun Hai a incapacitou e deixou o Monge Espiritual como a única esperança da terra. A preferência do Mestre Li pelo Monge Espiritual leva o impaciente Gao, o Menor, ao limite, levando à sua expulsão. Gao, o Menor, então sequestra Dawn Star e convoca Lotus Assassins aliados de seu pai, Gao, o Maior. O Spirit Monk resgata Dawn Star e derrota Gao, o Menor, com a ajuda de Sagacious Zu, mas os Lotus Assassins - liderados por Death's Hand e seu segundo em comando, Grande Inquisidor Jia - destroem Dois Rios e capturam Mestre Li.