Michael Jackson's Moonwalker (Arcade)
Michael Jackson's Moonwalker, mais conhecido no Brasil simplesmente como Moonwalker, é um jogo eletrônico baseado no filme homônimo de 1988 do cantor Michael Jackson. Os jogos foram lançados em 1990 para diversas plataformas.
As fases deste jogo são inspiradas nos clipes de Michael Jackson, tanto no desenho temático do cenário quanto na músicas originais.
A versão para computadores pessoais (de 8 e 16 Bits) deste jogo era, no entanto, bastante diferente das versões existentes em Arcade e em console.
Nestas máquinas o jogo era composto por 4 níveis. O primeiro nível era do tipo labirinto, visto de cima e baseado em Speed Demon no qual se tinha de recolher vários objectos sendo o último uma moto. Esta servia para o segundo nível do jogo cujo objetivo era basicamente o mesmo. No entanto no terceiro nível era já baseado em 'Smooth Criminal' e o jogador tinha de recolher munições e disparar contra os gangsters que se encontravam sobre a personagem. O quarto e último nível envolvia a transformação em um robô e disparar contra soldados. A versão para estas máquinas foi considerada a mais difícil de todas as versões criadas, sendo, por exemplo, literalmente impossível terminar o primeiro nível sem perder, pelo menos, uma vida.
Em comum, todas as versões de Moonwalker possuem o mesmo enredo simples do filme: Michael Jackson precisa salvar as crianças raptadas pelo vilão Mr. Big e toda a sua quadrilha. Mas, diferente das versões domésticas, que entregavam uma experiência de plataforma 2D, no arcade, Moonwalker é um legítimo “briga de rua”.
A magia do pop
Na máquina, o jogo deixa de lado os saltos precisos e aposta na pancadaria. O jogador assume o comando do próprio rei do pop, com o seu traje de gangster eternizado no videoclipe de Smooth Criminal, e sai por clubes, ruas, cavernas, cemitérios e até um QG futurista enfrentando criminosos, zumbis, robôs e tudo mais.
Esse, contudo, não é um beat’em up convencional. Michael Jackson não dá socos e pontapés. Ele, como era de se esperar, atiraria magia pela mãos e ainda consegue concentrá-la para acertar inimigos mais distantes. Além disso, o seu golpe especial coloca todos na tela, incluindo capangas, máquinas e até cachorros, para dançar até a morte.
Deslizando pelo cenário e acabando com os inimigos com a sua magia, Michael Jackson ainda conta com outros poderes igualmente mágicos, como a sua transformação em um robô gigante que atira raios lasers — cortesia de Bubbles, seu macaco de estimação. E tudo isso, aliás, pode ser elevado ao cubo, pois é possível dividir a jogatina com mais dois amigos, cada um controlando um Michael Jackson com roupas de cores diferentes.
Brilho próprio
Praticamente nada em Moonwalker é comum. Temos um personagem que solta magia e destrói os inimigos dançando; crianças presas em campos de força que precisam de ajuda; um macaco que transforma um cantor em robô; e bandidos, zumbis, cachorros e máquinas voadoras como adversários. Mas é justamente isso que faz do jogo uma excelente e original opção de diversão.
Além do mais, Moonwalker faz bonito em diversos aspectos técnicos. Toda a aventura se passa em cenários isométricos, com gráficos detalhados, coloridos e variados. Nada muito espetacular, é verdade, mas é preciso dizer que a movimentação dos personagens, principalmente a do protagonista, é muito bem feita, com direito a dezenas de poses que retratam muito bem o passos de dança mais famosos de Michael Jackson.
O destaque, obviamente, vai para a trilha sonora. Goste ou não de Michael Jackson, a qualidade das suas canções, principalmente durante a década de 1980, é inquestionável. Jogar enquanto ouve Smooth Criminal, Beat It, Another Part of Me, Billie Jean e Bad é uma experiência incrível. Em vários momentos você se pegará cantarolando enquanto joga, ou até arriscando um passinho junto do personagem.
Infelizmente, o jogo é bastante curto. São apenas 5 estágios, que tomam entre 30 e 40 minutos de jogo. Mas, terminá-lo sem gastar dezenas de fichas não é uma tarefa muito fácil. Os inimigos surgem de todos os lados e em grandes quantidades. É preciso ter gingado para superá-los. Mas, se jogado com amigos, será questão de tempo até vocês salvarem as crianças e destruírem o Mr. Big.
Plataformas: Arcade, SG-1000 Mark III, Mega Drive
Desenvolvedor: Sega
Série: Michael Jackson's Moonwalker
Data de lançamento inicial: 25 de Agosto de 1990
Estúdios: Sega, Tectoy, SEGA of America
Gênero(s):Jogo eletrônico de plataforma, Jogo de tiro, Beat 'em up
Modos de jogo: 1 a 3 jogadores simultâneos (Arcade) Single player outras versões.
Other Videos By Know the game in 1 minute and 30 seconds
2024-09-03 | Bruce Lee: Return of the Legend (GameBoy Advance) |
2024-08-27 | Jackie Chan's Action Kung Fu (Famicom) |
2024-08-21 | Osman (Arcade) |
2024-08-12 | Turma da Mônica na Terra dos Monstros (Mega Drive) |
2024-08-01 | Ninja Commando (Arcade) |
2024-07-31 | Sonic Spinball (Mega Drive) |
2024-07-26 | Killer Instinct (Super Nintendo) |
2024-07-25 | Super Mario 64 (Nintendo64) |
2024-07-23 | Mystic Warriors (Arcade) |
2024-07-13 | Celeste (PC) |
2024-07-11 | Michael Jackson's Moonwalker (Arcade) |
2024-07-10 | Top Gear (Super Nintendo) |
2024-07-06 | Sea of Stars (PC) |
2024-07-05 | Goof Troop (Super Nintendo) |
2024-06-30 | Wonder Boy in Monster World (Mega Drive) |
2024-06-27 | Darkwing Duck (Famicom) |
2024-06-23 | Resident Evil 3: Nemesis (Playstation 1) |
2024-06-21 | Mario Kart 64 (Nintendo 64) |
2024-06-20 | Street Fighter: The Movie (Arcade) |
2024-06-19 | Kenseiden (Master System) |
2024-06-19 | Chip 'n Dale Rescue Rangers (Famicom) |