O QUE DEVO SABER PARA SER UM PROGRAMADOR WEB?
Neste vídeo eu explico passo a passo de o que você precisa estudar para ser um programador web, explico também quais as duas principais áreas que tem no desenvolvimento web e o que você precisa estudar incialmente para poder se aventurar nessa profissão.
Para começar você precisa entender o que é um programador front-end e um programador back-end.
O programador Front-end basicamente é o programador que vai desenvolver a parte do site onde o usuário que visita o site ver. As principais linguagens que você vai precisar saber alguns linguagens como:
HTML
Qualquer um que queira aprender a programar precisa conhecer HTML. Portanto, se você realmente deseja ser um programador front-end vai precisar começar pelo HTML. Essa é a linguagem usada para estruturar todo o conteúdo de um site. O recomendado é que você aprenda os fundamentos de HTML, coloque os conhecimentos em prática criando uma página na web. Além disso, também é importante dar atenção à semântica (que simplifica a leitura do código e o SEO) e acessibilidade.
CSS
Outra linguagem que todo programador front-end precisa conhecer é o CSS, que significa Cascading Style Sheets, para o português poderíamos traduzir como folhas de estilo em cascata. Na prática o CSS pode ser considerado um complemento para o HTML, pois organiza melhor as linhas e adiciona novas possibilidades ao código. Com essa linguagem você pode mudar praticamente todo o visual de um site, por isso é fundamental conhecê-la.
JavaScript (jQuery)
Quando ingressar no universo do desenvolvimento web você vai ouvir muito falar em Java e JavaScript. Mas é importante saber que elas não são a mesma coisa. O JavaScript também pode ser considerado um complemento ao HTML e ao CSS, pois é uma linguagem responsável por algumas funções e comportamentos que tornam os sites mais dinâmicos. Já o jQuery é uma biblioteca que ajuda a sintetizar o código, reduzindo suas linhas e mantendo a mesma função.
Bootstrap
O Bootstrap é um framework muito popular, voltado para a criação de sites responsivos. Seus recursos são muito usados por programadores front-end, pois a ferramenta oferece componentes e recursos que simplificam e tornam mais ágil o desenvolvimento web. É importante destacar que o Bootstrap é gratuito, oferece modelos e estilos editáveis que facilitam a criação de layouts responsivos.
Porem se você não gostar de ser um programador web front-end existe a possibilidade de você ser programador banck-end onde consiste em criar as aplicações que vão retornar as informações para o front-end, para isso você vai precisar escolher uma linguagem de programação, neste vídeo eu falo sobre o NodeJS e o PHP, juntamente com o SQL:
PHP
O PHP (um acrônimo recursivo para PHP: Hypertext Preprocessor) é uma linguagem de script open source de uso geral, muito utilizada, e especialmente adequada para o desenvolvimento web e que pode ser embutida dentro do HTML.
O que distingue o PHP de algo como o JavaScript no lado do cliente é que o código é executado no servidor, gerando o HTML que é então enviado para o navegador. O navegador recebe os resultados da execução desse script, mas não sabe qual era o código fonte. Você pode inclusive configurar seu servidor web para processar todos os seus arquivos HTML com o PHP, e então não há como os usuários dizerem o que você tem na sua manga.
NodeJS
O Node.js pode ser definido como um ambiente de execução Javascript server-side.
Isso significa que com o Node.js é possível criar aplicações Javascript para rodar como uma aplicação standalone em uma máquina, não dependendo de um browser para a execução, como estamos acostumados.
Apesar de recente, o Node.js já é utilizado por grandes empresas no mercado de tecnologia, como Netflix, Uber e LinkedIn.
SQL
SQL significa “Structured Query Language”, ou “Linguagem de Consulta Estruturada”, em português. Resumidamente, é uma linguagem de programação para lidar com banco de dados relacional (baseado em tabelas). Foi criado para que vários desenvolvedores pudessem acessar e modificar dados de uma empresa simultaneamente, de maneira descomplicada e unificada.
A programação SQL pode ser usada para analisar ou executar tarefas em tabelas, principalmente através dos seguintes comandos: inserir (‘insert’), pesquisar (‘search’), atualizar (‘update’) e excluir (‘delete’). Porém, isso não significa que o SQL não possa fazer coisas mais avançadas, como escrever queries (comandos de consulta) com múltiplas informações.
Com isso agora você sabe o é um programador web e como você pode estudar para ser um programador web.
Ficou com Duvida? Deixe aqui nos comentários que estarei respondendo a todos!
📥 Me envie sua dúvida pelo Instagram: https://www.instagram.com/digitali.zando
📹 Se inscreva no canal
→ https://www.youtube.com/c/EvenusFi
📡 Siga a gente nas Redes Sociais
→ https://evertonfigueiredo.com.br/bio/
📸Instagram
→ https://www.instagram.com/digitali.zando
💻 Edição e Áudio: Digitalizando
🔗 Um vídeo do projeto Digitalizando