PANDEMONIUM - JOGO COMPLETO

Subscribers:
25
Published on ● Video Link: https://www.youtube.com/watch?v=Ab7FhgK-fQw



Game:
Duration: 0:00
79 views
1


Pandemonium!, também chamado de Magical Hoppers no Japão, é um jogo eletrônico de plataforma do estilo Jump 'n' run com gráficos 2,5D desenvolvido pela Toys for Bob e publicado pela Crystal Dynamics, que foi lançado em 1996 para PlayStation, Sega Saturn, Microsoft Windows, N-Gage, e iPhone OS.

O enredo é simples e divertido. Na terra de Lyr, um bobo da corte impopular chamado Jester Fargus, e seu fantoche Sid, estão buscando uma nova carreira. Enquanto isso, uma talentosa acrobata chamada Nikki, cansada da vida carnavalesca, foge para perseguir seu sonho de ser uma feiticeira. Fargus, Sid e Nikki se encontram em um seminário "Wizards in Training" no Castelo Lancelot. O seminário acaba sendo bastante chato, então durante uma pausa Nikki e Fargus roubam o livro de feitiços do orador e levam-no para a varanda alta com vista para a aldeia.

Quando Nikki começa a praticar com o livro mágico, Fargus e Sid a instigam a realizar um feitiço de 10º nível. Com algumas palavras mágicas, um monstro verde chamado Yungo aparece e consome toda a aldeia. Eles procuram no livro como se livrar do monstro. O livro revela que eles terão que se dirigir até a terra de Lyr para obter um desejo via Máquina do Desejo ("Wishing Engine"). Com um mapa do livro para ajudá-los, eles partem em sua jornada.

Quando eles encontram o Wishing Engine, ele diz-lhes que eles podem fazer três desejos. Fargus deseja uma galinha só para confirmar que funciona. Nikki deseja que a vila tenha sido devolvida como era antes do feitiço ser lançado. Nikki e Fargus são teletransportados de volta para o topo do Castelo Lancelot. Yungo cospe a aldeia e é puxado de volta para sua própria dimensão. Nikki pondera o que aconteceu com seu terceiro desejo, e Fargus admite que, por desejo de compartilhar sua alegria com o mundo, ele desejava que todos em casa pudessem ser como ele, inadvertidamente transformando todos na aldeia em clones de Fargus. Nikki e Fargus resignam-se a outra viagem ao Wishing Engine.

O nome já dá o indicativo: Pandemonium é uma espécie de BAGUNÇA na tela, mas uma bagunça, digamos, organizada. Na pele de Nikki ou de Fargus, um bobo da corte junto com seu falante cajado Sid, precisamos atravessar 18 fases repletas de segredos e perigos em todos os cantos.

Ambos os personagens podem ser escolhidos pelo jogador durante a seleção de fases. Nikki tem a AMPLA vantagem de poder dar dois saltos seguidos, enquanto Fargus fica com o poder de rolar no chão, o que serve até pra acertar inimigos. Só essa característica já faz toda a diferença no gameplay: é muito mais fácil jogar com Nikki do que com Fargus devido ao seu pulo duplo, porém neste vídeo eu joguei somente com Fargus.

Na minha opinião, Pandemonium tem um bom storyline (simples, mas objetivo), tem um gameplay diferenciado, uma mecânica diferenciada, dois bons personagens controláveis, boas músicas, etc. O jogo tem profundidade para gerar mais continuações do que apenas um segundo jogo, como ficou.

Pandemonium é mais um dos jogos que aproveitou a inovadora onda da Sony, que trouxe uma bela novidade com gráficos tridimensionais para o mundo dos consoles, o PlayStation. Ao lado de títulos como Crash e Tomb Raider, Pandemonium tenta se destacar como mais um ícone do estilo plataforma, com um enredo diferente e personagens estranhos, incomuns.

Com visual bastante caprichado, recheado de cores e com bons gráficos no melhor estilo 3D da época (apesar de ser um jogo de plataforma, onde o jogador só pode ir para frente ou para trás). A interface também é bastante satisfatória, exibindo tudo que o jogador precisa saber o tempo inteiro na tela (como barra de vida, dinheiro, etc).

Há uma storyline que tenta juntar todo o enredo “diferente” do jogo em uma trama um tanto quanto inusitada e cheia de humor. Em suma, Pandemonium é um jogo de plataforma mediano mas que se apresenta como uma produção bastante abaixo da média, se comparada com outros títulos famosos do mesmo estilo.

Uma sequência, Pandemonium 2 ("Miracle Jumpers" no Japão), foi lançada em 1997 para PlayStation e Microsoft Windows. Quero um dia jogar esse jogo que melhorou bastante todos elementos que este primeiro título apresenta. Um dia, quem sabe...