Poder Entrevista: Jorge Viana, presidente da Apex
O presidente da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Jorge Viana, disse que a relação comercial com os Estados Unidos será prioridade mesmo durante o mandato de Donald Trump (republicano). A expectativa é que o governo norte-americano adote políticas protecionistas a partir de 2025.
“Os Estados Unidos, mesmo com essas notícias, tem que ser uma prioridade para nós. Será uma prioridade e nós vamos trabalhar, porque é um bom comprador dos produtos de exportação no Brasil”, declarou em entrevista ao Poder360.
Trump prometeu medidas que fortaleçam a economia norte-americana, como a taxação de importações. Os países que mais estão na mira são México e Canadá.
O republicano tem uma visão política diferente do atual governo brasileiro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é mais alinhado ideologicamente ao atual chefe do Executivo norte-americano, Joe Biden (democrata). Para Jorge Viana, a política exterior tem que ser levada com frieza e estratégia.
Ele defende um afastamento ideológico poderia prejudicar a balança comercial do Brasil. Disse que não gostaria de repetir uma relação similar a de Jair Bolsonaro (PL) com a China. O ex-presidente teve atritos com a nação asiática durante o seu mandato.
“Temos que ser pragmáticos. O negócio é parte das questões políticas, senão a gente prejudica como o governo passado prejudicou [...] Bolsonaro prejudicou o agronegócio brasileiro, porque ele vivia brigando com a China”, afirmou Viana.
Leia a reportagem no Poder360:
_______________________________________________
Inscreva-se no canal do Poder360 e fique por dentro de assuntos sobre política e poder.
Acesse o jornal digital: https://www.poder360.com.br/
Acesse o Poder Monitor e ganhe 30 dias grátis: https://monitor.poder360.com.br/
Assine nossa newsletter: https://www.poder360.com.br/newsletters
Inscreva-se no canal do Poder360 no Telegram: https://t.me/Poder360
Curta o Poder360 no Facebook: https://www.facebook.com/poder360
Siga o Poder360 no Twitter: https://twitter.com/Poder360
Siga o Poder360 no Instagram: https://www.instagram.com/poder360
Siga o Poder360 no TikTok: https://www.tiktok.com/@poder360