The Simpsons: Hit & Run - Parte 1 - Direto do Xbox Clássico
The Simpsons: Hit & Run é um jogo de ação e aventura de 2003 desenvolvido pela Radical Entertainment e publicado pela Vivendi Universal Games. É baseado no seriado de animação americano The Simpsons e é o vigésimo segundo episódio da série de videogames Simpsons.
O jogo segue a família Simpson e seu amigo Apu Nahasapeemapetilon enquanto eles testemunham muitos incidentes estranhos que ocorrem em Springfield; câmeras de segurança, vans misteriosas, círculos nas plantações e um sabor "novo e melhorado" do popular refrigerante Buzz Cola que causa insanidade. Tomando as coisas em suas próprias mãos, eles descobrem vários segredos chocantes e logo percebem que esses incidentes são parte de uma conspiração alienígena maior, causada por Kang e Kodos. A jogabilidade se concentra principalmente em exploração e missões; os jogadores geralmente correm contra inimigos e interagem com personagens de apoio em missões cronometradas. O jogo também apresenta muitos elementos encontrados em jogos de RPG, como mundos exploráveis e tarefas secundárias.
O desenvolvimento de The Simpsons: Hit & Run começou no final de 2001 como um sucessor espiritual do jogo anterior da Radical Entertainment, The Simpsons: Road Rage. A produção foi extensa, pois a equipe buscou diferenciar o jogo de Road Rage, considerando que sua nova entrada na franquia exigia uma direção diferente. O jogo foi fortemente inspirado na série Grand Theft Auto, e a equipe de desenvolvimento reprojetou o design de mundo aberto e o desenvolvimento de personagens diferenciados para o jogo. Isso encorajou a colaboração com os escritores e elenco do programa, que ajudaram a criar a história e o diálogo. Foi lançado em setembro de 2003 para GameCube, PlayStation 2 e Xbox. Foi então portado para Windows dois meses depois.
Após o lançamento, recebeu críticas positivas de críticos de videogame, com elogios particularmente focados na interpretação da série de televisão The Simpsons como um videogame, sua visão paródica de Grand Theft Auto III e gráficos, enquanto as críticas cercaram principalmente alguns aspectos da jogabilidade, como bugs e falhas. É frequentemente considerado o melhor jogo tie-in dos Simpsons. O jogo também foi um sucesso comercial, com vendas registradas de mais de 3 milhões em todo o mundo até julho de 2007. Recebeu o prêmio de Fave Video Game no Nickelodeon Australian Kids' Choice Awards de 2004. No PlayStation 2, GameCube e Xbox, ganhou Greatest Hits, Player's Choice e Platinum Hits, respectivamente.