VEDA de Mega Drive - #2 Columns (Classic List)
Vídeo sobre o VEDA de Mega Drive e mudanças no canal: https://youtu.be/l69PC3ncHBU
"Uma boa alternativa para quem se cansou de Tetris."
***VEDA De Mega Drive/Genesis - Classic List Game #2***
Game: Columns (Shapes and Columns no Brasil)
Produtora: Sega
Desenvolvedora: Sega R&D1
Gênero: Puzzle
Jogadores: 1 a 2
Data de lançamento: 30 de Junho de 1990 (Japão), Setembro de 1990 (Estados Unidos), Fevereiro de 1991 (Europa) e Novembro de 1991 (Brasil). Foi relançado em 1993 nos Estados Unidos sob a linha Sega Classic.
Controle um grupo de três jóias caindo uma depois da outra, faça linhas com pelo menos três jóias iguais (vertical, horizontal ou diagonalmente) para que elas sumam e concedam pontos e talvez as jóias que sobrarem em cima se alinhem com as de baixo, criando combos. Atingindo certa pontuação, a velocidade das peças caindo aumenta, deixando o game mais difícil. Se entupir a tela de peças, o game acaba; só resta registrar o seu high score e tentar outra vez. Como eu disse antes, uma variante do Tetris com a diferença que você só precisa formar uma linha pequena de peças e em vários sentidos.
Curiosamente, a história de como Columns surgiu é bem parecida com a do puzzle russo: ele foi criado por Jay Geertsen enquanto trabalhava em um sistema operacional de computadores chamado HP-UX em 1989. Não vou entrar em detalhes pois era um sistema bem obscuro, mas alguns produtores compraram os direitos dele e então tiveram versões para DOS, Macintosh, Windows 3.x e Atari ST. No início de 1990, foi a vez da Sega pôr as mãos na franquia e então ela foi lançada pros Arcades e posteriormente adaptada para Mega Drive e outros consoles.
O modo Arcade é auto explicativo, tendo como exclusividades a jóia mágica que aparece vez ou outra (ela destrói todas as peças da mesma cor que encostar embaixo dela) e a escolha de velocidade no início (sendo que o mais fácil dá até dicas visuais de onde colocar as peças nos primeiros níveis). Já a opção Menu tem mais possibilidades de modos e customizações.
Curiosidade: Este game foi lançado no Brasil como Shapes & Columns porque o nome já tinha sido registrado pela Avon (empresa de cosméticos) na época.
Se curtiu o vídeo, deixe seu like, compartilhe e, se curtiu o canal, inscreva-se pra dar uma força. Caso tenha se inscrito, ative o sininho para você ter chance de ser notificado das novidades do canal. Muito obrigado pela atenção! 😄