Camaçari Realiza Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

Subscribers:
65,500
Published on ● Video Link: https://www.youtube.com/watch?v=THMAxkGuqio



Duration: 7:46
130 views
11


17º Batizado de Capoeira Inclusiva reúne mestres e convidados em Camaçari

Já são 17 batizados. Mas, a história de inclusão através da capoeira vem antes disso, são mais de 20 anos de aprendizado, ensinamento e criatividade para aproximar um dos mais importantes elementos da cultura brasileira, a capoeira, de crianças, idosos e pessoas com deficiência. Esse método de inclusão e cidadania foi idealizado e segue sendo transmitido em Camaçari pelo mestre Ismael Reis, com o seu Grupo de Capoeira Inclusiva (GCI).

O trabalho realizado nas comunidades e em parceria com a Apae de Camaçari inclui e capacita crianças, jovens e adultos com deficiência, que aprendem ao seu modo, como interagir com os elementos da capoeira. O resultado dessa interação pode ser conferido anualmente com o Batizado de Capoeira Inclusiva, realizado dentro da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Na manhã deste sábado (18/08), o grupo se reuniu e recebeu convidados para celebrar mais um ano de aprendizagem. Durante o evento foi realizado o Batizado da turma e distribuídos 15 cordames para os alunos que se destacaram ao longo do ano. As cores dos cordões representam a graduação do aluno e o nível de aprendizagem dentro da capoeira.

O mestre Ismael explica, que a troca de cordame é uma forma de reconhecer o desenvolvimento do aluno na capoeira, tornando-os professores, contramestres e mestres. “Esse tipo de evento motiva quem já pratica e estimula a chegada de novos alunos. Por isso, agradeço ao vereador Gilvan pelo apoio por estar sempre presente nos projetos de inclusão”, sinaliza.

Já o vereador Gilvan, acredita que a riqueza de estímulos da capoeira são importantes aliados na educação e estímulo das pessoas com deficiência. “A gente vê a alegria e a realização de todos que participam. Eu costumo dizer que a roda de capoeira é um dos instrumentos mais democráticos de cultura e inclusão; todos são respeitados e tem as mesmas chances e ensinamentos, superando suas limitações e criando sua identidade com o esporte”, define.

O evento reuniu vários mestres da região, a exemplos dos mestres Petróleo, Orla, Gaúcho, Xinxarro e Joca. O vice-prefeito, José Tude (DEM), também participou do evento e destacou a importância da capoeira para a cultura baiana, como instrumento de resistência e empoderamento cultural da população.







Tags:
arte
cultura
Capoeira
Inclusão