Folia dos Santos Reis do Paulo VI no CCBB

Subscribers:
168,000
Published on ● Video Link: https://www.youtube.com/watch?v=zu5QD0HiVSI



Duration: 22:23
113 views
12


A Folia de Santos Reis do Paulo VI, de Belo Horizonte - MG, foi registrada por sua importância cultural para o Estado. Faz parte do conjunto das Folias de Minas.

IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico
Nome atribuído: As Folias de Minas
Outros Nomes: Folias de Reis
Resolução de Tombamento: 06/01/2017
Nome conforme cadastrado no IEPHA: Grupo Folia de Santos Reis do Paulo VI
Número do cadastro no IEPHA: 77
Localização: Bairro Paulo VI – Belo Horizonte - MG
Devoção: Santos Reis
Número aproximado de integrantes: 22
Integrantes / Personagens: Capitão, Reis, Vozes
Instrumentos: Viola, Violão, Cavaquinho, Sanfona, Caixa (Tambor), Pandeiro, maracas e triângulos e reco – reco
Giro / Jornada / Itinerário: Início no dia 24 de dezembro e em todos os finais de semana do mês de janeiro
Lista das Folias de Minas (dezembro 2020)

Descrição: Também denominadas ternos ou companhias, as folias são manifestações culturais-religiosas cujos grupos se estruturam a partir de sua devoção aos santos como: Reis Magos, Divino Espírito Santo, São Sebastião, São Benedito, Nossa Senhora da Conceição, entre outros. Geralmente, são formados por cantadores e tocadores, podendo apresentar personagens, como reis, palhaços e bastiões, que visitam casas de devotos distribuindo bênçãos e recolhendo donativos para variados fins. Apresentam características regionais e as indumentárias variam de grupo para grupo, podem ser encontrados foliões que utilizam trajes militares, vestes de palhaço, máscaras ou roupas comuns. Os instrumentos que conduzem os cantos são as violas, violão, cavaquinho, pandeiro, bumbos, sanfona e caixas. Possuem como principal elemento simbólico a bandeira e organizam-se a partir de ritos, como o giro ou jornada, encontros, festas e cumprimento de promessas.
A tradição, de origem ibérica, faz parte das celebrações mais antigas e difundidas no estado de Minas Gerais e no Brasil, e, ao longo dos anos, foi se tornando um componente de considerável importância na construção do imaginário, identidade e memória individual e coletiva dos mineiros. As Folias reúnem em torno de si diversas práticas culturais, saberes, formas de expressão, ritos e celebrações, representando uma parte importante do patrimônio cultural mineiro.
Fonte: Iepha.

CONJUNTO:
Minas Gerais – As Folias de Minas

O Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte foi inaugurado em 27 de agosto de 2013, integrando o Circuito Cultural Praça da Liberdade.
Localizado na antiga Secretaria de Segurança Pública, projetado pelo arquiteto Luiz Signorelli, o prédio de 1926 foi totalmente reformado, abrigando hoje um teatro com 264 lugares, uma sala multiuso, além de galerias expositivas, cafés e livraria.

O festejo teve início às 16 horas no Pátio do CCBB, e seguiu para o Hall Liberdade do Centro Cultural Banco do Brasil.

À frente, um estandarte com a Sagrada Família seguido pelos Reis Magos: Gaspar, Baltazar e Melchior. Mestre e contramestre puxaram as vozes e instrumentos para a folia.

Um dos grupos de reisados mais tradicionais de Belo Horizonte, a Folia de Santo Reis Paulo VI foi fundada por cristãos, vicentinos, familiares e amigos em 1983 no bairro Paulo VI, na capital mineira.

Folia de Reis, Reisado, ou Festa de Santos Reis é uma manifestação cultural religiosa festiva e classificada, no Brasil, como folclore; praticada pelos adeptos e simpatizantes do catolicismo, no intuito de rememorar a atitude dos Três Reis Magos — que partiram em uma jornada à procura do esconderijo do Prometido Messias (O Menino Jesus Cristo) — para prestar-lhe homenagens e dar-lhe presentes. Essa história é relatada na Bíblia Sagrada, no capítulo 2 do Livro de São Mateus (ou O Evangelho, Segundo Mateus). Fixado o nascimento de Jesus Cristo a 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos Três Reis Magos como sendo o dia 6 de janeiro. Trata-se de uma tradição vinda da Espanha que ganhou força especialmente no século XIX e que mantém-se viva em muitas regiões do País, sobretudo nas pequenas cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Goiás, dentre outros.

O Reisado é de origem egípcia, considerada uma festividade profano-religiosa. No Egito era chamada de Festa do Sol Invencível, comemorada em 6 de janeiro. Na Europa foi adotada, inicialmente, pelos romanos em 25 de dezembro (data em que nasceu Jesus Cristo, segundo os cristãos).







Tags:
Folia de Reis
Reisado
Festa de Santos Reis
Cultura
Religião
folclore
catolicismo
Três Reis Magos
de São Paulo
Minas Gerais
Bahia
Espírito Santo
Paraná
Rio de Janeiro
Goiás
Brasil
Brazil
Dia de Santos Reis
6 de janeiro
músicos
cantores
dançarinos
chegada do Messias
louvações
violão
sanfona
ganzá
zabumba
triângulo
pandeiro
Palhaços
bastiões
Coro
Mestre
embaixador
Bandeireiro
alferes da bandeira
bandeira
Doutrina
Festeiro
CCBB
Folia dos Santos Reis do Paulo VI
BH