Infra em 1 Minuto: Reaquecimento dos mercados coloca à prova estratégia da Petrobras
O Poder360, em parceria com o CBIE (Centro Brasileiro de Infraestrutura), lança nesta 6ª feira (11.ago.2023) mais um episódio do programa “Infra em 1 minuto”. Em análises semanais, Pedro Rodrigues, sócio da consultoria, fala sobre os principais assuntos que marcaram a semana no setor de energia.
O programa é publicado toda semana no canal do Poder360 no YouTube. Inscreva-se aqui e ative as notificações.
Neste 53º episódio, Pedro Rodrigues fala sobre a, em suas palavras, "1ª prova de fogo" da nova política de preços da Petrobras para gasolina e diesel –aprovada pela companhia em 15 de maio de 2023.
De acordo com a regra, o valor dos combustíveis considera o preço praticado pelos concorrentes e o “valor marginal” da estatal. Segundo a Petrobras informou em comunicado publicado depois da aprovação da mudança, o valor marginal é “baseado no custo de oportunidade dadas as diversas alternativas para a companhia dentre elas, produção, importação e exportação do referido produto e/ou dos petróleos utilizados no refino”. Com isso, os reajustes deixaram de ter periodicidade definida.
Passados 3 meses da alteração, fatores externos podem começar a impactar o abastecimento interno. "Em julho, o contrato futuro mais próximo do petróleo Brent teve uma valorização de 14,4%, pressionando os preços dos combustíveis no mercado internacional. No mercado doméstico, os preços de refinaria estão sem reajuste e com defasagem negativa crescente há mais de 1 mês, no caso da gasolina, e quase 3 meses, no caso do diesel", diz o sócio da CBIE.
"Caso a alta do mercado internacional permaneça e a Petrobras opte por não reajustar o preço dos combustíveis vendidos em suas refinarias, há o risco de impacto direto sobre a atividade de importadores e produtores independentes. [..] Em julho, a defasagem média da gasolina ficou negativa em torno de menos 25% e a do diesel em menos 14%. A alta defasagem torna a margem de importadores mais restrita e a exportação uma alternativa mais atraente para refinarias", afirma Rodrigues.
Leia reportagens sobre o setor de energia no Poder360: https://www.poder360.com.br/category/energia/
_______________________________________________
Inscreva-se no canal do Poder360 e fique por dentro de assuntos sobre política e poder.
Acesse o jornal digital: https://www.poder360.com.br
Assine nossa newsletter: https://www.poder360.com.br/newsletters
Inscreva-se no canal do Poder360 no Telegram: https://t.me/Poder360
Curta o Poder360 no Facebook: https://www.facebook.com/poder360
Siga o Poder360 no Twitter: https://twitter.com/Poder360
Siga o Poder360 no Instagram: https://www.instagram.com/poder360
Siga o Poder360 no TikTok: https://www.tiktok.com/@poder360