O terror genial de "O Iluminado" ganhou homenagem com Dr. Sono
Ao longo de vários anos, Stephen King se tornou o Mestre do Horror, devido a todas as suas contribuições literárias ao gênero.
Ele já escreveu uma infinidade de livros, contos, antologias e histórias macabras, além de ter colocado um pé nos cinemas, seja através das adaptações de suas obras ou pela participação em algumas delas.
E até hoje, é difícil pensar em um caso mais curioso do que O Iluminado, uma de suas maiores obras-primas.Publicado originalmente em 1977, o livro é um verdadeiro passeio auto-biográfico, já que foi escrito em uma época em que King era refém do alcoolismo.
Ao criar o personagem Jack Torrance, um ex-professor universitário e escritor, ele insere muito de sua própria personalidade e seus próprios demônios internos, mostrando todo o conflito que ele tinha e a transformação pela qual passava ao cair na espiral do álcool.Sendo o terceiro livro publicado de King, O Iluminado talvez seja a obra mais prestigiada da carreira do escritor.
A história gira em torno de Jack, sua esposa Wendy Torrance e seu pequeno filho Danny, que precisam passar uma temporada no magnífico Hotel Overlook, que por sua vez está fechado por conta do inverno brutal das montanhas do Arizona. Jack é contratado, então, para tomar conta do hotel nesse período.
Em Doutor Sono, Danny se torna Dan Torrance, um homem que também sofre com o alcoolismo e que encontra a paz ao se mudar para uma cidade pequena, onde se torna um enfermeiro que, por conta de seus poderes, consegue fazer a “transição” dos pacientes à beira da morte – o que lhe rende o apelido de Doutor Sono.
Porém, o horror se dá de outra maneira por aqui.Dan começa a se comunicar telepaticamente com Abra, uma menina iluminada que possui poderes muito maiores que os dele.
A menina, por sua vez, começa a ser caçada por uma seita sinistra chamada de O Verdadeiro Nó, que basicamente é composta por “vampiros” que se alimentam da alma de crianças iluminadas. Essa alma sai na forma de um vapor, que é expelido quando as vítimas da seita são torturadas e ficam à beira da morte.E embora seja uma continuação respeitável para a história de Dan Torrance, Doutor Sono talvez seja um dos livros mais estafantes de King nos últimos anos.
A história demora para engatar, e quando isso finalmente acontece, já estamos de saco cheio e esperando que tudo acabe. O começo é enrolado e cheio de situações descartáveis, enquanto acompanhamos o que aconteceu na vida de Dan após os eventos no Hotel Overlook.
Mesmo com seus (vários) defeitos, o livro é uma carta de amor ao personagem e aos fãs do livro de O Iluminado. Não é apenas uma sequência, como também um sucessor espiritual que mostra Dan enfrentando seus próprios demônios enquanto precisa sair da sombra do pai.
O livro foi lançado em 2011, e neste ano, ganhou sua adaptação para os cinemas, dirigida por Mike Flanagan (da excelente série A Maldição da Residência Hill).