ORQUIDÁRIO SANTOS (EDUARDO PICPAC)

Subscribers:
7,820
Published on ● Video Link: https://www.youtube.com/watch?v=FAjBWq4PUOk



Duration: 12:29
167 views
20


Parque zoobotânico que reproduz a Mata Atlântica, o Orquidário Municipal conta com cerca de 3.500 orquídeas de 120 espécies, a grande maioria afixada nas árvores. Inaugurado em 1945, era, à época, o maior parque do gênero, ao ar livre, do mundo e mantém-se como o segundo equipamento público em visitação na cidade, atrás apenas do Aquário
Atrações: Passeio imperdível para todas as idades, possui quase 500 animais de 70 espécies, muitos dos quais vivem soltos, a exemplo de cutias, cágados, jabutis, saracuras e pavões. Para completar, atrações como Trilha do Mel, Jardim Sensorial e Viveiro de Visitação Interna, onde as aves chegam a pousar bem perto das pessoas. O Setor de Zoologia do Orquidário é referência no atendimento a animais silvestres e realiza até procedimentos cirúrgicos e hospitalares.
Mata tropical urbana: Além da espécie que dá o nome ao parque, o Orquidário também possui cerca de 1.500 árvores e arbustos. É uma verdadeira Mata Tropical Urbana, formada por exemplares de diversos países do mundo. São árvores frutíferas e medicinais, além de nativas como o pau-brasil, embaúba, ipê-roxo e pau-ferro, totalizando 137 espécies arbóreas de 36 famílias. Com mais de 30 metros de altura, um exemplar de pau-rei é a árvore mais alta do parque e pode ser apreciada logo à entrada.

INGRESSO: R$ 8,00
Horário de funcionamento: Aberto de terça a domingo, das 9h às 18h (bilheteria até às 17h)
Endereço: Praça Washington s/nº - bairro José Menino
Telefone: (55 13) 3205-2210
Deixe seu like, se inscreva no canal e aperte o sininho de notificações para receber todos os vídeos novos. Compartilhe com os amigos para ajudar a fortalecer o canal.

Um pouco de história
O Orquidário Municipal foi inaugurado em 11 de novembro de 1945 com o objetivo de expor as orquídeas cultivadas por Júlio Conceição, o primeiro orquidófilo do Brasil, falecido sete anos antes. Ele morava em uma grande chácara no Boqueirão, chamada Parque Indígena, onde cultivava cerca de 90 mil orquídeas em árvores e ripados, no início do século passado. Aberto em 1932, o Parque Indígena foi o primeiro estabelecimento de visitação pública de Santos e verdadeira referência turística da cidade, funcionando até o início dos anos 1940, mesmo após a morte de seu fundador, em 1938. Maior orquidário ao ar livre do mundo à época, o Parque Indígena abrigava também pavilhão para exposição de flores, pomares, jardins e cabines de banho, tanques de peixes, reservatório com peixe-elétrico do Amazonas, pombal e curiosos bancos formados por ossos de baleia. Com a morte de Júlio Conceição, a área foi loteada em 1944 e seu patrimônio biológico, vendido por valor simbólico à Prefeitura para formar o Orquidário. Mas a história do parque começou, na verdade, em 1903, quando o engenheiro Saturnino de Brito iniciou seu inédito plano para saneamento de Santos. Seu projeto previa também a desapropriação de terrenos para facilitar o acesso à Usina de Tratamento, inaugurada em 1907, e para a construção de um parque público em frente a esse complexo. O terreno foi desapropriado em 1909 e doado pelo Estado à Prefeitura em 1914. Mas a ideia de construção do parque seria resgatada somente 24 anos depois.







Tags:
Eduardo
Cecchi
São
Pedro
pic
pac
eduardopicpac
youtube
youtuber
férias
como
desafio
brincar
dica
viajar
viagem
viajando
pai
mãe
família
mundo
filho
game
gamer
jogo
brincadeira
enjoy
crianças
infantil
kids
diversão
curiosidade
aprender
ensinar
Michael
Jackson
orquidário
santos
passeio
turístico
zoobotanico
animais
aves
árvores
plantas
zoo
bichos
espécies
cobras