OS MELHORES PAGODES DE VIOLA TIÃO CARREIRO E PARDINHO.

Subscribers:
1,090
Published on ● Video Link: https://www.youtube.com/watch?v=UnYOrgWy9D4



Duration: 1:54:18
0 views
0


Que tal dar aquele apoio? Vamos lá, me ajude a crescer o canal e a cultura caipira raiz em: http://bit.ly/BRBETO
Se gostar do vídeo, que tal ajudar o canal com um PIX?
Segue chave do PIX 55 12 997690920
SEQUÊNCIA DE MÚSICAS:
1.A MAJESTADE O PAGODE;
2.A COISA FICOU BONITA;
3.A COISA TÁ FEIA;
4.OSSO DURO DE ROER;
5.SETE FLEXA;
6.TUDO SERVE;
7.ONÇA DE PALETÓ;
8.NA BARBA DO LEÃO;
9.BANDEIRA BRANCA;
10.FURACÃO;
11.FACA QUE NÃO CORTA;
12.PAGODE;
13.FALOU E DISSE;
14.VACILOU VIROU PETISCO;
15.TUDO SERVE;
16.TUDO CERTO;
17.UMA COISA PUXA A OUTRA;
18.REI DO PAGODE;
19.REI SEM COROA;
20.PAGODE DO PAI TOMÉ;
21.BAIANO NO COCO;
22.CHORA VIOLA;
23.RANCHO DOS IPÊS;
24.RIQUEZAS DO BRASIL;
25.BI-CAMPEÃO MUNDIAL;
26.NAVALHA CRNE;
27.PAGODE EM BRASILIA;
28.PAGODE NA PRAÇA;
29.NÓ CEGO;
30.MEUS INIMIGOS TAMBÉM SÃO FILHOS DE DEUS;
31.O MUNDO NO AVESSO;
32.EM TEMPO DE AVANÇO;
33.A FERRO E FOGO;
34.AZULÃO DO REINO ENCANTADO;
35.LINHA DE FRENTE;
36.COM DEUS NA FERNTE;
37.É ISSO QUE O POVO QUER;
38.A VIOLA E O VIOLEIRO;
39.NÃO É MOLE NÃO;

A dupla Tião Carreiro e Pardinho formou-se em 1954. A dupla se apresentou em circos e praças públicas. Venceram o torneio de violeiros patrocinado pela Rádio Tupi de São Paulo em 1956 com o cururu “Canoeiro”, de Zé Carreiro.
Tião Carreiro & Pardinho foi uma dupla brasileira de música sertaneja, expoente de uma de suas variantes mais tradicionais, a moda de viola, e do pagode de viola, uma variante do cateretê. A dupla era composta pelos músicos José Dias Nunes (Tião Carreiro), responsável pelos solos de viola caipira e pela voz mais grave, e Antônio Henrique de Lima (Pardinho), encarregado do som de base, no violão ou na viola, e da voz mais aguda. Embora tradicionalmente na música sertaneja a voz mais aguda ocupasse o lugar da primeira voz, a dupla se destacou pela proeminência da voz mais grave, e, consequentemente, na maior parte de suas canções Tião Carreiro realizava a primeira voz. Sua carreira se estendeu por dois períodos, de 1954 a 1978 e 1981 a 1993.
A dupla teve papel fundamental na difusão da música sertaneja junto ao grande público, levando-a dos programas sertanejos das rádios nas madrugadas aos teatros, rodeios e exposições, e para o horário nobre da televisão. Em 1954, Tião Carreiro conheceu Pardinho no Circo Rapa Rapa, em Pirajuí, quando Tião ainda tinha o pseudônimo de Zé Mineiro. Lá, eles cantaram pela primeira vez. Em 1956, resolveram tentar a sorte em São Paulo, onde conheceram o prestigiado compositor sertanejo Teddy Vieira que, ouvindo a dupla, batizou José Dias Nunes de Tião Carreiro. Em novembro de 1956, gravaram o primeiro disco juntos com destaque para as músicas "Cavaleiro do Bom Jesus" (de João Alves, Nhô Silva e Teddy Vieira) e "Boiadeiro Punho de Aço" (de Teddy Vieira e Pereira).
A dupla Tião Carreiro e Pardinho é tida como uma das principais da música sertaneja de raiz e inventores do pagode, considerados artistas de primeira linha no gênero. Encenaram também duas peças teatrais, "O Mineiro e o Italiano", um melodrama baseado na música, e "Pai João", o drama de um velho carreiro, e gravaram o filme Sertão em Festa, ambos com grande sucesso. Tião Carreiro e Pardinho chegaram a gravar quase 30 LPs, todos remasterizados em CDs, que continuam em catálogo.
Observação: em 1978, houve o anúncio do fim da dupla na época, e Tião Carreiro formou dupla com o cantor e compositor Paraíso e lançaram 3 LPs, sendo um (1978) pela Gravadora Continental e outros dois (ambos em 1980) pela gravadora Chantecler. Já Pardinho, formou a dupla Pardinho & Pardal, lançando 5 LPs (1 em 1978, 1 em 1979, 2 em 1980 e o último em 1981).
Tião Carreiro, faleceu dia 15 de outubro de 1993, e foi sepultado no cemitério da Lapa em São Paulo/SP, e Pardinho faleceu na cidade de Sorocaba/SP em 01 de junho de 2001, porem os dois nunca morreram pois o legados que eles deixaram juntos permanace vivo até os dias atuais.
Fica aqui minha singela homenagem aos inesquecíveis TIÃO CARREIRO (pai do pagode) E PARDINHO.







Tags:
#viola
#viola caipira
#moda de viola
#moda raiz
#dupla de viola
#dupla de moda de viola
#pagode de viola
#pagode caipira
#tião carreiro
#pardinho
#tião carreiro e pardinho
#violão
#viola e violão
#pai do pagode
#dupla de pagode de viola
#pagode em brasilia
#onça de paleto
#a coisa ta feia