Revista O Cruzeiro Revolução de 1930

Subscribers:
168,000
Published on ● Video Link: https://www.youtube.com/watch?v=yqDSVKLo3xE



Duration: 15:07
520 views
17


O Cruzeiro was a Brazilian illustrated weekly magazine, published in Rio de Janeiro from 1928 until 1985, with the exception of the period from August 1975 to June 1977.

O Cruzeiro (originalmente Cruzeiro) foi uma revista semanal ilustrada brasileira, lançada no Rio de Janeiro, em 10 de novembro de 1928, editada pelos Diários Associados, de Assis Chateaubriand. Carlos Malheiro Dias foi seu diretor no período de 1928 a 1933, sendo sucedido por Antonio Accioly Neto[1] e depois por José Amádio que, em 1960 imprimiu um novo design editorial que ficou conhecido como "bossa nova". Foi a principal revista ilustrada brasileira da primeira metade do século XX. Deixou de circular em julho de 1975

Revolução de 1930 foi o movimento armado, liderado pelos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul, que culminou com o golpe de Estado, o Golpe de 1930, que depôs o presidente da república Washington Luís em 24 de outubro de 1930, impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes e pôs fim à República Velha.
Com a quebra da Bolsa de Nova Iorque ocorrida em outubro de 1929, inicia-se uma crise econômica de escala mundial, esmagando todas as economias com alguma participação nos mercados internacionais, caso do Brasil e suas exportações de café. Em 1929, lideranças da oligarquia paulistana romperam a aliança com os mineiros, conhecida como política do café-com-leite, e indicaram o paulista Júlio Prestes como candidato à presidência da República. Em reação, o Governador de Minas Gerais, Antônio Carlos Ribeiro de Andrada apoiou a candidatura oposicionista do gaúcho Getúlio Vargas.
Em 1 de março de 1930, foram realizadas as eleições para presidente da República que deram a vitória ao candidato governista, que era o governador do estado de São Paulo, Júlio Prestes. Porém, ele não tomou posse, em virtude do golpe de estado desencadeado a 3 de outubro de 1930, e foi exilado. Getúlio Vargas assumiu a chefia do "Governo Provisório" em 3 de novembro de 1930, data que marca o fim da República Velha no Brasil.

"Passada a fase caracterizadamente militar dos eventos revolucionários de 1930, chegava a hora de consolidar um projeto nacional e, para tanto, era fundamental começar a criar uma memória, ainda que baseada em acontecimentos recentes, que ajudasse a posicionar Vargas na liderança das novas etapas do projeto de mudanças a ser empreendido e para isso o pedagógico uso das fotografias era indispensável.
Uma hipótese provável para o tipo de narrativa construída na reportagem analisada é de que se tratava da elaboração preliminar de uma estratégia de construção simbólica da transição da Revolução, de seu plano militar para um plano civil. Assim, anunciava-se a continuidade da revolução, mas em transição para um governo de características civis, o que na época ainda não estava claramente delineado. Prova disso é que a capa da edição de O Cruzeiro de 8 de novembro de 1930, a primeira após a posse, mostra Vargas em trajes militares, ao passo que nas fotos da extensa reportagem da revista, dedicada também a fazer um resumo do desenvolvimento da “Revolução Nacional”, como foi designada, nela em vários momentos o “líder” revolucionário aparece fotografado em trajes civis. Os breves textos, mas, principalmente os títulos e legendas das imagens realçam também estes aspectos.
A atuação da revista na promoção Vargas tratava-se antes de mais nada de um projeto político. Abarcou um período que se estende desde o seu lançamento em 1928 até pelo menos meados de 1932, naquele período o veículo atuou como órgão de divulgação e propaganda da imagem do político gaúcho, ajudando em sua construção e sedimentação. A revista era parte da cadeia dos Diários Associados, conglomerado de mídia que atuou de forma decisiva na disseminação e amplificação dos eventos que caracterizaram a crise política e institucional que desencadearam o processo revolucionário, seus desdobramentos, a possede Vargas e, por fim, agiu diretamente na consolidação do ditador no poder." _ Ciencias Sociales y Educación, Vol. 4, Nº 8 • ISSN 2256-5000 • Julio-Diciembre de 2015 • 342 p. Medellín, Colombia.







Tags:
Revista
Revolução de 1930
Presidente
Brasil
revista semanal ilustrada
Diários Associados
Assis Chateaubriand
História
pesquisa
History
inquiry
knowledge
investigation
Histoire
История
Geschichte
历史
Educação
ensinar
aprender
Education
skills
values
beliefs
habits
Образование
Bildung
bildunga
Bildnis
Gestalt‘
教育
Minas Gerais
Paraíba
Rio Grande do Sul
golpe de Estado
Washington Luís
Antônio Carlos Ribeiro de Andrada
João Pessoa
Getúlio Vargas
imagens
O Cruzeiro