The cllisto protocol/ parte 2/ gameplays em serie /#cratosryu 2023
Colunas
Equipe
Contato
Análise Arakde: The Callisto Protocol é um bom game de terror, mas não muito além disso
Análises | Jogos
21 de dezembro de 2022

Uma série de Survivor Horror que verdadeiramente marcou o mundo do video games foi Dead Space, que, após ser finalizada, deixou um grande vácuo no gênero de terror futurista nos games por um bom tempo. E então, anos depois, Glen Schofield, criador da série, anunciou The Callisto Protocol como seu sucessor espiritual.
The Callisto Protocol, anunciado em 2020, foi um dos games mais aguardados desses últimos dois anos e finalmente foi lançado agora no finalzinho de 2022, então, vamos ver se o game faz jus ao hype recebido!
O horror em Calisto

The Callisto Protocol é ambientado num futuro distante, em que a humanidade colonizou o sistema solar. Nós acompanhamos Jacob Lee, um piloto de carga a caminho da Lua de Calisto, em Júpiter, para realizar uma entrega para a Prisão de Ferro Negro, um “último serviço” antes de deixar o ramo de entregas perigosas.
Perto de chegar na Lua, sua nave é invadida em pleno voo por Dani Nakamura, acusada de terrorismo na Lua de Europa. Jacob tenta proteger sua nave ao abrir o compartimento de cargas para expelir os invasores para o espaço, mas tudo dá errado e sua nave sofre danos severos, entrando em rota de colisão com a lua.

Jacob sobrevive à queda, infelizmente com seu copiloto perdendo a vida. Ele é então resgatado pelo Capitão Leon Ferris, porém é ordenado pelo diretor da prisão, Duncan Cole, a ser preso, junto de Dani, que também sobreviveu à queda.
E logo após ser preso, e ter um dispositivo rastreador implantado em sua nuca, tudo repentinamente se transforma num inferno. Jacob acorda em sua cela e descobre que a prisão inteira está destruída, seus presos estão soltos e monstros grotescos estão matando tudo e todos o que encontram pela frente.

A missão de Jacob é simples: Fugir de Calisto com vida. E basicamente essa é a premissa do game. Conforme avançamos, vamos desvendando o mistério sobre o que está acontecendo em Calisto, tanto através de cutscenes como ao encontrar arquivos de áudio de personagens que morreram durante os eventos do game.
Narrativamente, The Callisto Protocol é um game bem simples. Não há muita dificuldade para entender a história, mas passamos a maior parte do percurso sem realmente saber o que está acontecendo. Isso faz sentido até, pois Jacob está preocupado em fugir, não em explorar. Mesmo assim, o mistério vai sendo construindo progressivamente conforme avançamos, apesar de não gerar “conectividade” entre o jogador e a história.

O game tem uma história simples, mas apenas isso, não sendo muito envolvente ou cheia de plot twists. Ela ela chega ao final de forma totalmente aberta, deixando claro que teremos sequências no futuro, porém o game falha um pouco em desenvolver os seus personagens, tanto pela pressa da situação (ninguém está ali para conversar, obviamente), quanto na forma que a narrativa é entregue.