Final Days - Gameplay de Primeiras Impressões

Subscribers:
5,120
Published on ● Video Link: https://www.youtube.com/watch?v=ILfig4dOxxQ



Duration: 54:31
188 views
13


Análise/Review/Tutorial em Português/PT-BR de Final Days, twin-stick shooter arcadesco lançado em 18/09/2018 no Steam, após ter entrado em acesso antecipado em 03/10/2016.


O jogo tem uma base arcadesca do gênero, com foco em pontuação e placar de pontuação global, mas ao mesmo tempo tem uma parte mais realista: pela sua ambientação séria e de semi-horror, o jogo conta ainda com um sistema de neblina que impede o jogador de ver o que está atrás dele.

A jogabilidade é extremamente simples no geral, mas possui recursos interessantes como empurrar inimigos próximos com um ataque corpo-a-corpo, além de permitir puxar e empurrar objetos, permitindo a construção de barreiras improvisadas e armadilhas com barris explosivos.

Ao todo são 3 modos de jogo: Campanha (composto por 2 campanhas, uma com fases fixas e uma com fases procedurais), Last Stand (survival infinito com mapas oficiais e feitos pela comunidade) e Eradication (fases procedurais).

A maioria dos modos de jogo começam trancados, sendo liberados ao concluir a campanha inicial), assim como outras fases também são liberadas ao concluir certos modos, constituindo assim a única progressão permanente do jogo. São 4 níveis de dificuldade, sendo os 2 últimos também destrancáveis.

Você possuirá a sua disposição uma arma inicial com munição infinita, mas ao longo das fases pegará munições especiais através de ícones a lá power-ups de jogos arcadescos, habilitando tiros diferentes, como metralhadora, escopeta e outros.

O diferencial é que é possível alternar livremente entre as munições, e guardar as mais poderosas para emergência. O tiroteio é um tanto satisfatório, com um sistema semi-realista de mira e simulação de recoil para cada arma.

O jogo possui também um item de desespero, a pipe bomb. Você só poderá carregar uma, e ao ser jogada, ela atrairá os inimigos por alguns segundos antes de explodir.

Os inimigos no geral são uma ameaça pequena com ataques corpo-a-corpo, mas sua grande quantidade facilmente causa uma sensação claustrofóbica capaz de te encurralar sem chance de escapatória. Há inimigos mais fortes e maiores também, além de alguns terem uma habilidade de correr até você em linha reta.

Outro vilão do jogo é sua própria visão, que aliada à neblina que te simula seu cone de visão e ao layout das fases, facilmente te faz ser surpreendido por inimigos e tomar ataques de graça. A navegação no jogo é facilitada pelo mini-mapa, e pelo fato de inimigos fazendo barulho piscarem no mapa, mesmo na neblina.

Também é possível fazer barulho para atrair inimigos até um local, algo usualmente necessário quando se está limpando uma onda e ficam alguns inimigos sozinhos perdidos pelo mapa.

Sua cooperação é completíssima: local para até 4 jogadores com tela dividida, e online ou em LAN para até 16 jogadores, com a possibilidade de adicionar jogadores locais em partidas online. Pra quem não quiser jogar sozinho, o jogo conta também com suporte a bots para fechar o time.

Página no Steam:
https://store.steampowered.com/app/459830/Final_Days/?curator_clanid=4281767







Tags:
coop
cooperativo
co-op
jogo
game
pc
computador
steam
let's play
lets play
jogando
jogar
play
gaming
cooperativo local
local coop
cooperativo online
online coop
final days
twin-stick shooter
Austrália