Robocop (Arcade)

Published on ● Video Link: https://www.youtube.com/watch?v=wWL6Ps3KwoY



Game:
RoboCop (1988)
Duration: 0:00
170 views
5


RoboCop é um jogo eletrônico de corrida e beat 'em up desenvolvido e publicado pela Data East para arcades e Ocean Software para computadores domésticos em 1988 baseado no filme de 1987 de mesmo nome. Foi sublicenciado para a Data East pela Ocean Software, que obteve os direitos da Orion Pictures na fase de roteiro. A Data East e a Ocean Software trabalharam em conjunto para lançar jogos para o Arcade e computadores domésticos, respectivamente, para um lançamento conjunto, com as versões para computadores domésticos traduzindo as seções que a Data East havia mostrado à Ocean a partir de uma versão inacabada do jogo que a Ocean teve que expandir.

O jogo foi um sucesso comercial e de crítica. O jogo de arcade foi o jogo de arcade de maior bilheteria de 1988 em Hong Kong e alcançou o número dois nas paradas mensais de arcade Game Machine do Japão. Em computadores domésticos, o jogo vendeu mais de 1 milhão de cópias em todo o mundo, e foi especialmente bem-sucedido no Reino Unido, onde foi o jogo de computador doméstico mais vendido da década de 1980.

A jogabilidade é semelhante ao jogo de arcade da Data East, Bad Dudes Vs. DragonNinja, lançado no início do mesmo ano. Robocop inclui elementos de ambos os jogos de vídeo beat 'em up e run e gun.

Lançamento
Durante o desenvolvimento do jogo de arcade em 1988, Ocean trabalhou para trazer a versão para computador da propriedade para computadores domésticos de 8 bits, convertendo o que foi disponibilizado para eles na época, ao mesmo tempo em que adicionava conteúdo original para torná-lo diferente do original de arcade. Esta versão foi produzida para o Commodore 64, MSX, ZX Spectrum, TRS-80 Color Computer 3, Amstrad CPC e MS-DOS, o que significa que os computadores domésticos acabaram com duas versões diferentes do Robocop para o público norte-americano e europeu.

Portas para Apple II, Amiga e Atari ST; portas para DOS, NES e TRS-80 Color Computer 3 seguiram em 1989. As versões para Apple II e IBM PC foram desenvolvidas pela Quicksilver Software, enquanto as versões Amiga e Atari ST foram desenvolvidas diretamente pela Ocean. A versão para NES foi desenvolvida principalmente pela Data East com programação gerenciada pela Sakata SAS Co, e a Ocean portou e publicou uma versão para o Game Boy em 1990. Um port do jogo para o Atari Jaguar foi planejado, mas nunca lançado.
A Data East publicou o jogo na América do Norte.

RoboCop foi um sucesso comercial nos fliperamas, especialmente em Hong Kong, onde foi o jogo de arcade de maior bilheteria de 1988. No Japão, a Game Machine listou RoboCop em sua edição de 1º de fevereiro de 1989 como sendo a segunda unidade de fliperama de mesa de maior sucesso do mês.

Em computadores domésticos, o jogo vendeu mais de 1 milhão de cópias em todo o mundo. Foi especialmente bem-sucedido no Reino Unido, onde foi o jogo de computador doméstico mais vendido da década de 1980. A versão ZX Spectrum, em particular, foi o videogame doméstico mais vendido de 1989. O ZX Spectrum RoboCop foi um dos jogos mais vendidos de todos os tempos nessa plataforma e permaneceu nas paradas de vendas de software do Spectrum por mais de um ano e meio; [21] entrou nas paradas em dezembro de 1988 e ainda estava entre os cinco primeiros em fevereiro de 1991. Ele também liderou as paradas de todos os formatos do Reino Unido por um recorde de 36 semanas até ser derrubado da posição número um por Indiana Jones and the Last Crusade em agosto de 1989.

O jogo de arcade foi bem recebido pela crítica. [9] A versão ZX Spectrum também alcançou aclamação da crítica, recebendo um prêmio CRASH Smash da CRASH, 94% no Sinclair User e Your Sinclair deu 8,8 de 10, também colocando-o no número 94 no Your Sinclair Top 100 oficial. A opinião geral foi que ele captura o material original, com rolagem e animação suaves, fala amostrada e efeitos sonoros destacados.

Os leitores do YS votaram nele como o 9º melhor jogo de todos os tempos.

O tema-título das versões da Ocean Software (composta por Jonathan Dunn) tornou-se bem conhecido por sua melodia serena e calma, que contrastava fortemente com o tom do jogo real e do material de origem; a versão do tema ouvida na versão do Game Boy foi posteriormente licenciada pela empresa europeia de utensílios de cozinha Ariston para uso em uma série de anúncios de TV. A música também foi usada como tema do documentário de Charlie Brooker, How Videogames Changed the World,[29] e foi uma das seleções de Brooker na Desert Island Discs. Também foi usada como música para o curta "Dilbert 3" e foi sampleada na música "In Down Bad" de Lil B de sua mixtape "White Flame".

Plataformas: Arcade, Game Boy, Atari ST, ZX Spectrum, etc
Data de lançamento inicial: 1988
Gêneros: Jogo eletrônico de plataforma, Shoot 'em up, Beat 'em up, Tiro em primeira pessoa, Run and gun
Desenvolvedores: Ocean Software, Data East, Titus Software, MAIS
Estúdios: Ocean Software, Data East, Titus Software, MAIS
Adaptação de: Robocop - O Policial do Futuro