Super Mario RPG - Switch - O LAGO DOS GIRINOS - parte 4

Subscribers:
27,200
Published on ● Video Link: https://www.youtube.com/watch?v=8sXuLYOfO5M



Game:
Duration: 41:19
73 views
0


Se você estava vivo em 1996, provavelmente já conhece o impacto que Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars teve para a Nintendo quando saiu para o console Super Nintendo Entertainment System (SNES). Por mais que elementos como o combate tenham sido diretamente influenciados por jogos como Final Fantasy - especialmente graças ao envolvimento da Square Enix na produção -, o game foi bastante elogiado por sua capacidade de destacar o "estilo Nintendo" dentro de um gênero já estabelecido, mas sem que Mario RPG perdesse suas características próprias.

Agora, com o remake do clássico jogo, a Nintendo parece querer recuperar exatamente o sentimento de 27 anos atrás, mas apenas com algumas poucas adições que não necessariamente justificam a classificação do título como um remake, exceto na renovação gráfica. Mais focado em se apresentar como um remaster visual, o novo Super Mario RPG se destaca com as animações para ações conjuntas, telas de subida de nível e cutscenes dos personagens principais, mas não vai muito além disso. Em um ano no qual que remakes têm se destacado justamente por oferecer experiências familiares, mas ainda assim repletas de novidades na gameplay, como ocorreu com Dead Space e Resident Evil 4, Super Mario RPG fica claramente alguns degraus abaixo no quesito recriação.

Novo visual, mesmo combate

Conforme falei anteriormente na preview, o jogo atualiza principalmente a interface do menu com novas categorias que vão desde um caderno de anotações para você se lembrar da história até uma espécie de enciclopédia com tudo que é necessário saber sobre inimigos já enfrentados ao longo do caminho. Essas duas alterações, juntamente com a possibilidade de equipar itens diretamente após a compra nas lojas espalhadas pelas regiões, fazem com que o título tenha mais recursos que simplificam sua gameplay.

Esse aspecto pode ser um pouco desanimador para quem está mais acostumado com RPGs, afinal, o jogo te entrega soluções para seus problemas com frequência e segue um caminho linear - e a dificuldade surge apenas em algumas poucas batalhas desafiadoras que podem aparecer aleatoriamente. Não há modo difícil, então a única forma de jogar com um nível de dificuldade maior é zerando a campanha principal e voltando para enfrentar os inimigos. A desenvolvedora ArtePiazza nos informou que eles estarão mais fortes do que anteriormente para acompanhar a evolução do grupo formado novamente por Mario, Geno, Mallow, Peach (não mais Princess Toadstool) e Bowser.

Existem momentos em que o RPG remete mais a elementos clássicos da franquia Mario, como os blocos escondidos, alguns minigames e a adição do Triple Move, que é uma combinação dos ataques dos três membros da party que estão em batalha. Para liberá-la, você terá que acumular sequencialmente ataques perfeitos realizados apertando "A" no momento certo. Essa ação é geralmente útil, mas são poucas as vezes em que realmente demonstra um grande impacto contra os inimigos mais fortes. Também é possível alternar entre os controles básicos (A, Y, B e X) ou selecionar uma opção em que basta clicar A + B para confirmar a ação.

Essas são as grandes mudanças do combate, já que as habilidades e feitiços individuais de aliados e rivais permanecem exatamente as mesmas, sem tirar nem por - o que é um decepcionante conforme jogamos esperando novas possibilidades de ataque.

O Veredicto

Por ser extremamente igual ao original, é inevitável que o novo Super Mario RPG seja um bom jogo - mas ele não traz novidades o suficiente para que seu preço cheio se justifique, com os gráficos renovados sendo a única grande novidade. Com poucas alterações de combate e mudanças narrativas que não impactam a história que conhecemos, o jogo está mais para um remaster visual com mudanças de interface do que um remake propriamente dito. A nova versão de Super Mario RPG é uma boa porta de entrada jogadores que não conheceram o título original de Super Nintendo, mas os que já possuem o jogo de 1996 podem esperar o lançamento de Princess Peach Showtime! caso realmente estejam em busca de algo novo.