CARTA ABERTA DE NIPOS-BR PELA DEMOCRACIA - Conversa com Rioco Kayano, Aya Ohara e Aline Hasegawa

Channel:
Subscribers:
63,500
Published on ● Video Link: https://www.youtube.com/watch?v=seXebCNulEQ



Duration: 1:34:03
643 views
73


Se INSCREVA no canal YO BAN BOO! ;) http://www.youtube.com/c/YoBanBoo

SIGA Yo Ban Boo:
● Facebook: http://www.facebook.com/YoBanBoo/
● Instagram: http://www.instagram.com/yobanboo/
● Twitter: http://twitter.com/yobanboo


ASSINE A CARTA: https://www.comunidadenipobrasileira.com.br/#assine

LIVE: CARTA ABERTA DE NIPOS-BR PELA DEMOCRACIA - Conversa com Rioco Kayano, Aya Ohara e Aline Hasegawa
Host: Laís Miwa Higa
A Carta: Após o 1o turno das eleições brasileiras, um grupo de nipo-brasileires se uniu e divulgou a "Carta Aberta de Nipo-brasileiros e Nipo-brasileiras - Votar por um Brasil melhor" (https://www.comunidadenipobrasileira.com.br/#assine). Uma parte da comunidade nipo-brasileira declarou apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno da eleição, em 30 de outubro, através de uma carta aberta.
O documento está aberto para novas assinaturas e convoca não somente os nikkeis (imigrantes e descendentes de japoneses), mas todos os brasileiros a escolherem Lula como forma de “construir um futuro democrático, harmonioso, desenvolvido, sustentável, que promova a justiça social, combatendo a desigualdade, que garanta os direitos das minorias, o investimento em educação, que promova empregos e se comprometa com a democracia”.
Segundo a carta, “O atual presidente não honra a democracia brasileira, comprometendo o presente e o futuro da nação. Os valores e princípios éticos, que herdamos de nossos antepassados, não condizem com a postura ameaçadora à democracia brasileira do atual presidente da República”.

A live: A yobanbiner Miwa Higa (@miwazita) coordena a conversa com mulheres nipo-brasileiras, de diferentes gerações e trajetórias, sobre os pontos principais da carta, seus objetivos, como o movimento está sendo construído e sobre aspectos de nossas comunidades e lutas!
- Rioco Kayano: Paulista, estudante de Letras, era militante do Partido Comunista do Brasil (PC do B). Em 1972, aos 24 anos, seguiu para a região amazônica para lutar na guerrilha do Araguaia. Foi presa pouco depois de chegar a Marabá, no Pará. Torturada, permaneceu na cadeia por dois anos. Esteve presa na “Torre das Donzelas” no mesmo período que Dilma Rousseff. Desde 2001, Rioco faz parte do grupo de bordado coletivo Teia de Aranha, onde se reúne semanalmente com mais sete mulheres para realizar trabalhos manuais. Além de produzir painéis e bordados, elas realizam oficinas em bairros de periferia e no sertão de Minas Gerais para moradores de rua e para o Movimento dos trabalhadores Sem Terra (MST).
- Aya Ohara (@:aya.ohara): Bailarina e coreógrafa. Frequentou Dance Studio Noriko Ando e ingressou no grupo Shiki Theatre Company, ambos do Japão.
Em São Paulo, participou no trabalho do grupo Corpos Nómades, Companhia brasileira de Dança de Salão, foi como corpo docente de Ballet Stagium, Voice Centro de Desenvolvimento Artística e Musical. Atuou também como intérprete e bailarina nas produções internacionais do Japão.
- Aline Hasegawa (@:aline.hasegawabr): Mãe da Irene, doutora em ciências humanas e sociais pela UFABC, mestra em sociologia pela UFSCar, bacharela em sociologia e antropologia pela Unicamp. Educadora do espaço de tecnologias e artes do SESCSP, gerente de negócios de projetos da Bold, coordena projetos de arte, cultura e educação do Wede'rã Lab, sonhadora e articuladora da Peixe Lindo.

CONTATO: yobanboo@gmail.com

CAIXA POSTAL:
caixa postal 25992
CEP 05513970
São Paulo, SP
Brasil, Terra, Sistema Solar, Via Láctea, Grupo Local, Aglomerado de Virgem, Universo 616