Masters of Combat - SEGA Master System - 1CC Gameplay
Inscreva-se, curta e comente.
► REVIEW
“Masters of Combat” é um jogo que eu vi em uma revista da época e o achei muito interessante pelas fotos na publicação. Estranhei os comandos que utilizavam muito as diagonais, mas só pude testar muito tempo depois em emulador. Não me lembro de qual foi a minha impressão na primeira vez que joguei. Jogando agora com calma, percebi que se trata de uma pérola dentro da biblioteca do SEGA Master System (SMS).
O jogo de luta foi desenvolvido pela SIMS – antiga Sanritsu – e publicado pela SEGA. O jogo conta com um elenco de quatro lutadores disponíveis. No jogo, além de enfrentar os quatro lutadores, há uma tela de bônus e um chefe final. Ao finalizar o jogo, são desbloqueadas algumas coisas, entre elas: escolher o chefe final, dificuldade etc.
Graficamente o jogo é surpreendente. Apesar dos personagens possuírem visual genérico, mesmo para a época em que foi lançado, há algum carisma neles por conta das animações de seus sprites. Os cenários são muito legais, pois há detalhes animados neles. Apenas o cenário do último chefe que eu achei o menos inspirado. Quando um personagem recebe dano, o rosto dele na parte inferior do HUD pisca em vermelho. Outro efeito legal é quando o personagem recebe um ataque mais forte, um arremesso, por exemplo, e quando ele cai no chão, o cenário treme. Há câmera lenta ao término de um round, que é um efeito o qual eu gosto em jogos de luta.
As músicas são boas, gostei do tema de encerramento. Os efeitos sonoros são bons. Não há vozes digitalizadas, mas há um efeito que simula um grito no último chefe.
A jogabilidade é travada, mas é fácil se acostumar com ela. Com o botão 1 você ataca e o com o 2 você pula, porém dependendo de onde você colocar o direcional, o efeito será diferente. Por exemplo, se você colocar para frente e o botão de pulo, o personagem irá correr, para pular para frente, é preciso apertar na diagonal. Os ataques variam de acordo com a distância entre os bonecos.
Os comandos especiais são feitos no estilo “Mortal Kombat”, ou seja, cada comando no direcional é executado com cadência. O jogo memoriza os comandos durante um curto intervalo de tempo, então é possível executar um ataque especial quando o boneco estiver executando outro comando.
O personagem que melhor me adaptei foi Wingberger, ele possui um ataque que atira uma bola de energia que demora em ser executada, porém, se acerta o oponente, provoca-lhe um belo dano. Além disso, Wingberger possui ataques físicos a longa distância, no estilo de Dhalsim (série “Street Fighter”) ou Brocken (série “World Heroes”).
Como são poucos personagens para escolher – para mim não há demérito algum nisso –, após você vencer dois adversários, há uma tela bônus. Após essa tela, há mais dois oponentes antes de enfrentar o chefe final. A partir da terceira luta, eu senti que o jogo aumenta a dificuldade consideravelmente. Há movimentos que apenas a CPU consegue fazer, como arremessar o jogador após ele ter aberto uma brecha para dano.
Eu me diverti bastante com “Masters of Combat”. É um jogo de luta com uma jogabilidade surpreendente dentro da biblioteca do SEGA Master System. A jogabilidade é travada, mas ao criar uma estratégia de ataque e contra-ataque, a tarefa se torna mais prazerosa. As músicas são boas, com destaque para o tema final. Os efeitos sonoros são bons também. Eu recomendo “Masters of Combat”, pois se trata de um excelente jogo dentro da biblioteca do SMS.
Deixe um comentário sobre Masters of Combat quero ler a sua opinião.
Forte abraço e fique com Deus.
► PLAYLIST
• 1CC Gameplay - https://www.youtube.com/playlist?list=PLemrcWWFiBHyO2T9iwHCfoG5PWrLGZUwW
► INFORMAÇÕES
Jogo: Masters of Combat
Modo: -
Versão: -
Data: 24/02/2024
Sistema: SEGA Master System
Sistema utilizado: SEGA Master System II com Master Everdrive X7
Nº de estágios: 5
Pontuação: 216.460
Tempo: -
Estágio: ALL
Personagem: Wingberger
Autofire: -
Dificuldade: Normal
Desenvolvedor: SIMS
Distribuidora: SEGA
► CAPÍTULOS
00:00 - Introdução
00:17 - Stage 1 Nucleus Plant - vs Gonzales
01:53 - Stage 2 Swat Base - vs Highvoltman
03:55 - Bonus stage
04:24 - Stage 3 Industrial Complex - vs Wingberger
05:58 - Stage 4 Temple - vs Hayate
07:45 - Stage 5 Busy Area - vs The Alien
11:03 - Encerramento
► REDES SOCIAIS
• YouTube: https://www.youtube.com/@jorgemiashike
• Twitter: https://twitter.com/jorgemiashike
• Instagram: https://www.instagram.com/jorgemiashike/
• Facebook: https://www.facebook.com/miashike/
#1cc #mastersofcombat #mastersystem

